Em um universo cada vez mais
digitalizado onde relações pessoais se estabelecem por meio de telas, dinâmicas
organizacionais acontecem por vídeo chamadas e processos são executados por
Inteligência Artificial, as relações humanas passam por um delicado momento de
fragilidade. Por outro lado, o acirramento competitivo, tanto no mercado quanto
no ambiente de trabalho, que pressionam cada vez mais por produtividade,
criatividade e resultados, favorecem o surgimento de um ambiente de trabalho
tóxico e suscetível a distúrbios emocionais como burnout, depressão e
absenteísmo. Como, então, se contrapor a este estado corporativo caótico, no
qual o ser humano parece perder relevância diante da necessidade de resultados
cada vez mais relevantes perante a concorrência? Sim, existe um caminho e este 15º
Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados
traz como tema central Hierarquias e Vivências / Empatias e Sinergias – O
humano à frente do crachá. Participe e descubra como empresas resolvem essa
equação.
Programação 15° Seminário de Comunicação Interna
22 de maio de 2025
9h00 – 9h30
Credenciamento e café do boas-vindas
9h30 – 10h10
Palestra de abertura
Convidada: Lígia Oliveira , Professora Curadora do Hub de Employer Branding da ESPM e Cia de Talentos.
Tema: O futuro é multigeracional!
Uma perspectiva que vai além dos conflitos. O papel das
diversas gerações em um ambiente de trabalho hiperconectado e em constante
transformação.
10h10 – 11h45
Painel 1 – Google, Iveco e Johnson&Johnson
Mediador: Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K.
Tema: IA na Comunicação Interna
Nesta apresentação será mostrado como a Inteligência Artificial, especialmente o Gemini e o NotebookLM, estão transformando a comunicação interna. Compartilhando com o público o cenário atual de adoção da IA no Brasil e no mundo, bem como suas diversas aplicações no nosso ambiente de trabalho e como o Gemini é utilizado no dia a dia para otimizar tarefas como, por exemplo, estruturar reuniões, criar narrativas com dados, desenvolver campanhas de engajamento e analisar resultados de pesquisa. Tudo isso por meio de demonstrações práticas de como o Gemini se integra ao Google Workspace para auxiliar na produção de textos e como o NotebookLM pode revolucionar a analise de documentos.
Como sair do hype e aplicar a IA de forma estratégica e eficiente na área de comunicação interna?
Convidada: Erika Romany Flores , Gerente de Comunicação Interna Latam do Google
Tema: Iveco Group: Comunicação que vai além do óbvio
O Iveco Group adota como valor fundamental o conceito de "ir além do óbvio", aplicando essa abordagem estratégica à sua Comunicação Interna. Ao invés de simplesmente transmitir informações, a comunicação busca fortalecer o engajamento, inclusão e colaboração, criando um ambiente mais diverso e sustentável. Projetos como o Programa de Embaixadores da Marca e os Grupos de Afinidade, baseados no Censo de Diversidade, destacam temas prioritários e ações focadas. Iniciativas como programas de mentoria para mulheres e letramento em DEI para líderes reforçam a cultura de autenticidade e pertencimento. O Manual de Comunicação Inclusiva, traduzido em 17 idiomas, simboliza o compromisso com uma comunicação genuína e inclusiva. Essas ações estreitam os laços entre a empresa e seus colaboradores, alinhando-se às demandas da era digital, e criando uma cultura mais transparente e próxima.
Convidada: Isabela Costa , Diretora de Comunicação Corporativa para a América Latina do Iveco Group.
Tema: 90 anos de Johnson & Johnson no Brasil
Cada passo da J&J – desde a pesquisa, inovação, desenvolvimento de produto, novo medicamento lançado ou equipamento criado – teve e tem um grande impacto na vida de cada pessoa que busca bem-estar, cura, enfim, saúde. Esse é nosso legado e nosso futuro. Ao comemorar 90 anos, engajamos os funcionários com 10 ações e 10 impactos que contam como, com a ajuda deles e outros públicos, estamos transformando a saúde do país e liderando o rumo da medicina.
Convidada: Flavia Favaro, Diretora de Comunicação e Public Affairs da Johnson & Johnson.
11h45 – 13h15
Almoço (não incluso)
13h15 – 14h30
Painel 2 – Trama Comunicação, Grupo Hiper Saúde e Vale
Mediador: Vivian Vieira Machado, Consultora de Comunicação
Tema: Fora da empresa, dentro da estratégia: o humano, por inteiro. 5 anos de Radar Employer Branding.
Em um mundo no qual as estratégias de comunicação
interna se concentram, muitas vezes, no ambiente organizacional, o que acontece
fora da empresa é um terreno frequentemente ignorado. Mas, e se a verdadeira
chave para uma comunicação eficaz estivesse no entendimento do humano por
inteiro, com seus interesses, hábitos, fontes de informação, figuras de
confiança e comportamentos fora do espaço de trabalho? Kalil Blanco, diretor de
Transformação Digital, e Denise Pragana, gerente do núcleo de Comunicação Interna,
ambos do Grupo Trama Reputale, compartilham os resultados de 5 anos de
pesquisas da metodologia exclusiva Radar Employer Branding, que envolveu
colaboradores de diversas empresas e setores do país. Com base em dados reais,
a análise mostra como o comportamento e as preferências dos colaboradores fora
da empresa impactam diretamente a forma como eles consomem e se engajam com a
comunicação interna. A palestra destaca a importância de entender o colaborador
como um ser completo, com seus valores, preferências e preocupações que vão
além da organização, mostrando como esse conhecimento pode ser um diferencial
na criação de estratégias de CI mais eficazes, autênticas e conectadas com as
necessidades e realidades de quem faz a empresa ser o que é, todos os dias.
Prepare-se para uma reflexão sobre como conhecer e reconhecer o perfil, hábitos
e preferências dos colaboradores fora do trabalho, pode transformar a
comunicação interna, gerando maior engajamento, pertencimento e alinhamento aos
objetivos organizacionais.
Convidada: Denise Pragana Videira, Gerente de Atendimento no Núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale;
Convidado: Kalil Blanco, Diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale.
Tema: Reposicionamento da Marca: RM Farma agora é Grupo Hiper Saúde
A RM Farma iniciou em fevereiro
deste ano uma nova fase como Grupo Hiper Saúde, a primeira Farmatech do
Brasil, refletindo sua evolução e compromisso com qualidade, inovação e
bem-estar. A Nova identidade visual reforça também a estratégia de comunicação,
trazendo uma linguagem mais moderna e acessível para transmitir confiança e solidez
para todos seus stakeholders.
Transformação e Construção da
Comunicação Interna e Externa
A transição está sendo amplamente
divulgada por meio de campanhas e eventos internos, além de matérias,
participação em eventos e mudanças de estratégia nas redes sociais da empresa e
dos principais executivos.
Como parte desse novo momento da
empresa, muitas ações internas estratégicas estão sendo construídas e sendo
implementadas para engajar colaboradores, alinhar valores, cultura e reforçar a
nova identidade junto ao público.
O Grupo Hiper Saúde chega para marcar uma nova era, mantendo a essência da RM Farma e fortalecendo sua atuação no setor. Juntos, seguimos inovando e construindo um futuro mais saudável! #deixacomagente
Convidada: Carol Colunna, Head de Marketing e Comunicação do Grupo Hiper Saúde.
Tema: Programa de Embaixadores Vale: Construir e expandir uma rede de comunicação transversal e coletiva
Para além de fluxos institucionais, a comunicação se constrói nas trocas genuínas entre pessoas. Com esse espírito, nasceu, em 2024, o programa Embaixadores Vale, uma rede de profissionais engajados na cultura Vale que atuam como conexões entre as mensagens institucionais e os nossos empregados nas nossas operações Brasil. Os 279 embaixadores são influenciadores internos que ecoam mensagens-chave e atuam como cocriadores e protagonistas das nossas ações. Além de potencializar o engajamento de líderes e empregados operacionais, eles maximizam o alcance orgânico de informações estratégicas. Cada embaixador carrega não apenas o título, mas o poder de transformar a comunicação interna em uma experiência mais próxima, empática e colaborativa. Temos muito orgulho do programa, que tem profissionais prontos para abraçar desafios e impulsionar resultados.
Convidada: Luciene Cristina da Silva, Gerente Geral de Comunicação com Empregados e Comunidades da Vale.
14h30 – 15h00
Coffee break
15h00 – 16h20
Painel 3 – Jabuticaba e BIC
Mediador:
Tema: transformar A importância do vídeo na Comunicação Interna: Por que mostrar em vez de simplesmente contar uma história?
Você sabia que um minuto de vídeo equivale a um milhão de palavras? Isso explica por que o storytelling é muito mais efetivo quando as mensagens são transmitidas por vídeo.
Não por acaso, os vídeos representam mais de 80% do conteúdo que circula na internet atualmente, ou seja, as pessoas preferem assistir a vídeos do que ler textos, por exemplo.
Vídeos são um recurso valioso para ajudar as empresas a lidar com o desafio da comunicação, principalmente a que é direcionada ao público interno. Existem várias explicações para isso, mas estas três são excelentes razões para escolher vídeos em vez de outras mídias:
1) Engajamento – o poder de engajamento de um vídeo é muito superior - estamos falando de um engajamento 1.200 % maior do que se o conteúdo fosse transmitido via texto e imagens.
2) Retenção da mensagem – ao assistir a um vídeo, uma pessoa consegue reter até 95% do conteúdo, algo que dificilmente se consegue com uma mensagem escrita.
3) Facilidade de Compartilhamento – é muito simples compartilhar vídeos nas redes sociais e, assim, multiplicar seu alcance e o número de interações.
Convidada: Márcia Rocha , Diretora de Conteúdo da Jabuticaba Conteúdo.
Tema: BIC 360º - O Colaborador no Centro das Ações
BIC 360º é um projeto
desenvolvido pela BIC, em parceria com a Approach Comunicação, que coloca o
colaborador no centro das estratégias da marca. Após uma pesquisa interna
aprofundada, criamos e implementamos um plano robusto para fortalecer a conexão
com os colaboradores no Brasil e na Argentina. Os objetivos eram claros:
aumentar o engajamento interno, reforçar o orgulho de pertencer e estreitar o
relacionamento entre líderes e equipes. Com base em informações internas e
análise de cenário de negócios, tendências de mercado e concorrência,
desenvolvemos um planejamento 360º, posicionando o colaborador como o principal
stakeholder da marca. A estratégia priorizou ações de liderança e reorganizou a
comunicação interna para apresentar a BIC de forma clara e integrada aos
colaboradores. O resultado? Um salto no engajamento com os colaboradores, que
passou de 81% para 93%, aumento de 40% nas interações com as notícias internas
e crescimento de 12% nos canais oficiais, comprovando o impacto positivo das
ações implementadas.
Convidada: Glaucia Santos, Gerente de Recursos Humanos da BIC
Convidado: Décio Duarte, Head de Comunicação Regional LATAM da BIC
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Grupo Hiper Saúde
Carol Colluna é Head de Comunicação e Marketing do Grupo
Hiper Saúde, sendo responsável pela comunicação interna, externa, eventos, B2B
e B2C. Profissional com mais de 15 anos de experiência em Reputação,
Comunicação e Marketing, com uma trajetória sólida em grandes empresas de
capital aberto.
Ao longo da carreira, atuou em contextos desafiadores como
fusões, aquisições, IPOs, reorganizações societárias e processos de gestão de
mudanças. Sua expertise abrange liderança estratégica na criação e execução de
iniciativas de comunicação corporativa, assessoria de imprensa, marketing
institucional, comunicação digital e gestão de redes sociais.
Antes de integrar o Grupo Hiper Saúde, atuou como Gerente de
Comunicação Corporativa no Grupo Casas Bahia, onde trabalhou por 8 anos.
Durante esse período, liderou ações de PR, Redes Sociais e Comunicação Interna
para marcas como Casas Bahia, Ponto, Extra.com, banQi e Asaplog. Foi
responsável por iniciativas de comunicação que impactaram mais de 30 mil
colaboradores, além de condução de eventos corporativos, projetos de rebranding
e gestão de perfis institucionais e executivos no LinkedIn e outras plataformas
digitais da Companhia. Liderou também a comunicação da Recuperação
Extrajudicial da Companhia para o mercado.
Antes disso, atuou no GPA – Grupo Pão de Açúcar, integrando
a equipe de Comunicação há 6 anos. Sua carreira começou na Giusti Creative PR,
onde por 3 anos trabalhou no desenvolvimento de estratégias de PR e
relacionamento com a imprensa.
Trama
Denise Pragana Videira é Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, na linha de pesquisa em Comunicação, Cultura e Vínculos Organizacionais. Pós-graduada em Administração de Marketing pela FAAP. Especialista em Gestão Internacional da Comunicação pela Syracuse University e Aberje. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFRJ.
Consultora em Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Marca Empregadora, EVP Engajamento e Comprometimento Organizacional. Professora e orientadora de TCC no Curso de MBA em Gestão de Comunicação Empresarial e Cursos Livres pela Aberje. Professora assistente no curso de graduação em Relações Públicas da ECA-USP.
25 anos de atuação como Gestora de Comunicação Corporativa em grandes empresas, como Avibras Aeroespacial, Votorantim Celulose e Papel, Votorantim Cimentos e Camargo Corrêa. Atua como Gerente de Atendimento no Núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale desde julho de 2022.
BIC
Décio Duarte é formado em Jornalismo, com especialização em Comunicação Corporativa e MBA em Gestão Empresarial. Atualmente, é Head de Comunicação da BIC para a América Latina e global para a categoria de Isqueiros, liderando estratégias de engajamento, relações públicas, comunicação interna e brand advocacy. Antes de ingressar na BIC, Décio construiu uma sólida trajetória na British American Tobacco, onde iniciou como trainee executivo e evoluiu para cargos gerenciais em comunicação interna, externa, relações institucionais e gestão de doações e patrocínios. Ainda pela BAT, atuou como gerente de comunicação interna para a filial da Suíça, ampliando seu escopo para outros continentes. Décio acredita no poder da comunicação para conectar pessoas, fortalecer marcas e transformar desafios em oportunidades.
P3K
Elizeo Karkoski é Diretor-executivo da P3K Comunicação. Com
mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, sendo 17 dedicados
especificamente à Comunicação Interna e Endomarketing, atualmente lidera a
agência P3K como Sócio-Diretor. Graduado em processos de produção, pós-graduado
em design, MBA em gestão empresarial, formação em Psicanálise e Certificação
Internacional no Modelo Barrett de mensuração da Cultura Organizacional.
Com mais de 10 anos de experiência em áreas como recursos humanos, engajamento e comunicação interna, Erika Romay Flores iniciou sua carreira na Lufthansa, onde atuou como Trainee e posteriormente como HR Specialist para a América Latina, liderando projetos de planejamento estratégico de RH e gestão de mudanças. Sua experiência evoluiu para a área de engajamento e cultura organizacional na BRF, onde desempenhou o papel de Global Culture and Engagement Specialist, sendo responsável pela estratégia global de transformação cultural. Antes de ingressar no Google, Erika também construiu e coordenou o departamento de Comunicação Interna da Ferrero no Brasil como Internal Communications and Engagement Coordinator, liderando campanhas estratégicas na América do Sul. Atualmente, Erika aplica sua vasta experiência como Internal and Executive Communications Manager para a América Latina no Google, onde principalmente apoia a alta liderança em suas iniciativas de comunicação.
Johnson & Johnson
Flavia Favaro é Diretora
de Comunicação & Public Affairs, J&J Innovative Medicine Brasil. Com mais 25 anos de
atuação em comunicação corporativa e responsabilidade social em grandes
empresas, Flavia traz na bagagem experiências em posições locais e regionais em
múltiplos setores como farmacêutico (Johnson & Johnson, Pfizer, Takeda e
Eurofarma), químico (DuPont e Kodak) e financeiro (BankBoston e Itaú).
Nos últimos 2 anos, está
à frente da comunicação da Johnson & Johnson Innovative Medicine no Brasil,
sendo responsável por definir e implementar iniciativas que fortaleçam e
protejam a reputação e a cultura da organização, em um momento de transição global
da marca Janssen para J&J, engajando, influenciando e inspirando diferentes
stakeholders da empresa. Anteriormente, foi responsável pela comunicação da
Johnson & Johnson MedTech, onde posicionou a função como parceira
estratégica do negócio, ampliando sua presença junto à opinião pública e
fortalecendo atributos-chave da marca, valorizando um estilo de comunicação
mais engajador e autêntico, e criando espaço para uma cultura de
inovação.
Formada em Publicidade e
Propaganda pela ESPM/SP, fez pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação
pela Eca – USP e especialização em International Corporate
Communications na Aberje, em parceria com a Syracuse University.
BIC
Glaucia Santos é uma líder apaixonada por Recursos Humanos, com uma trajetória desde 2001 marcada por uma atuação estratégica e abrangente em todos os subsistemas de RH. Com um olhar voltado para a gestão de Comunicação e Engajamento, ela se destaca na construção de ambientes de trabalho mais humanos e produtivos. Sua expertise inclui o desenvolvimento de planos de ação eficazes e a gestão da experiência dos colaboradores. Com uma abordagem focada em resultados, Glaucia transforma desafios em oportunidades para fortalecer a cultura organizacional e impulsionar o crescimento das pessoas e dos negócios.
Iveco Group
Isabela Costa é Diretora de Comunicação Corporativa para a
América Latina do Iveco Group. Com mais de 25 anos de experiência em
Comunicação e Marketing, atuou em empresas de siderurgia, mineração, indústria
e setor público. Formada em Comunicação Social (Jornalismo e Relações
Públicas), com Pós-Graduação em Marketing, tem expertise em estratégia de
comunicação 360°, posicionamento de marcas, lançamento de produtos,
gerenciamento de crises e Customer Experience (CX).
Ao longo de sua carreira, trabalhou também nas áreas de
inteligência de mercado, pós-vendas, além de atuação como PMO em Programas de
Governança de Marca e gestão de redes de concessionários na América do Sul.
Construiu ainda sólida vivência na gestão de projetos estratégicos de
médio e grande porte.
Trama
Kalil Blanco Bacharel em Relações Públicas, com MBA em Administração e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) e em Marketing Digital Avançado pela Digital House. Também é pós-graduando em Transformação Digital pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).
Atua há 9 anos no Grupo Trama Reputale, tendo passado pelos cargos de Gerente de Comunicação Interna, Gerente de Estratégia Digital e Head de Comunicação Integrada. É atualmente Diretor de Transformação Digital.
ESPM
Ligia Oliveira é Head de Employer Branding na Cia de Talentos e Professora Curadora do Hub de Employer Branding ESPM e Cia de Talentos, tem experiência em Marketing & Comunicação e Gestão de Pessoas, na Cia de Talentos, desenhou e liderou projetos de seleção, desenvolvimento, diagnósticos organizacionais, pesquisas e atualmente se dedica à inovação em produtos e projetos de Employer Branding, para empresas de diversos portes e segmentos.
Autora do livro: Employer Branding crie uma marca empregadora forte e com proposito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa, com Sofia Esteves e Top Voice LinkedIn, aborda temas, como: Employer Branding, Employee Experience, Diversidade & Inclusão, Cultura Organizacional, Carreira e Empregabilidade.
Vale
Luciene Silva é Gerente Geral de Comunicação com empregados
e comunidades da Vale. Executiva de Comunicação, com mais de 20 anos de atuação
no setor de mineração. Tem formação em Jornalismo e Relações Públicas e
especialização em gestão da comunicação e comunicação internacional. Tem sólida
experiência em diversos processos como comunicação e relacionamento com
comunidades, comunicação interna, publicidade, eventos, patrocínios, visitas,
gestão de crises e marca. Lidera equipes de Comunicação na Vale há mais
de 15 anos e esteve à frente do time que conduziu a comunicação com os
empregados e as comunidades durante e após o rompimento da barragem de
Brumadinho.
Jabuticaba
Márcia Rocha é Sócia e Diretora de conteúdo da Jabuticaba Conteúdo. Jornalista formada pela PUC-SP com passagem pela Editora Abril, onde trabalhou em várias publicações. Nesse período, foi editora da revista VOCÊ S/A e do Guia EXAME/VOCÊ S.A. As Melhores Empresas para Trabalhar. Também foi editora da Revista PODER, de Joyce Pascowitch, além de trabalhar em agências, fazendo assessoria de imprensa e produzindo materiais como relatórios de sustentabilidade, entre outras atividades.
Consultora de Comunicação
Vivian Vieira Machado é graduada em Propaganda e Marketing, Pós-graduada em Gestão de Negócios, e atua no varejo há mais de 15 anos. Sua trajetória profissional inclui empresas como TIM, Via Varejo, GPA, Grupo Ri Happy, Grupo Carrefour, Dia Brasil e Natura, nas áreas de Comunicação, Diversidade e Inclusão e Marketing. Além da Comunicação, esteve também interinamente à frente da área de D&IP.
No Grupo Carrefour esteve à frente da Comunicação e Cultura, tendo como grande desafio envolver e engajar os mais de 80 mil colaboradores no propósito super inspirador de contribuir para um mundo melhor por meio da alimentação de qualidade, além de promover e fazer viver a cultura do respeito entre todas as pessoas. Participou também do projeto de consolidação e fortalecimento da cultura e engajamento do DIA Brasil.
Teve também o desafio de liderar o projeto da
Comunicação Interna junto aos colaboradores da Natura, com relevantes entregas
como a implementação da plataforma Google, o lançamento do Canal Natura Lidera,
criação e implementação da Intranet, mural digital entre outros.
Também foi responsável por gerir o processo de Gestão da
Mudança nos projetos T4all, Elo e Sap Concur (modelos combinados agregando
Natura e Avon), além de projetos de grande escala, como o Go-live do Brasil e
Equador.