O Evento
O recente período pandêmico vivido pela humanidade, por conta da Covid-19, provocou um expressivo avanço na sociedade digital, nem tanto pelos recursos de comunicação colocados à sua disposição, mas sobretudo pelo despertar, em cada um de nós, do potencial de estabelecer canais e relacionamento por meios digitais, de ter influência e visibilidade no posicionamento de ideias, enfim, do direito e o poder de voz e a capacidade individual de influenciar a coletividade.
Esta realidade, transportada
para o ambiente de trabalho, passa a exigir, das organizações, novas
estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que não
são um ou outro indivíduo, mas toda uma coletividade. Não se trata, absolutamente,
de inibir essa capacidade de influência, mas como dela tirar melhor proveito em
nome da manutenção e preservação reputacional de uma marca. Trata-se, sem
dúvida, de um cenário mais sensível, traduzido no tema central desta 14ª edição
do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com
Empregados: “Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a
comunicação dentro e fora das organizações”.
Programação 14° Seminário de Comunicação Interna
23 de maio de 2024
9h00
– 9h30
Credenciamento
e café do boas-vindas
9h30
– 10h10
Palestra
de abertura
Convidada: Viviane Mansi, Diretora de Relações Corporativas da Diageo.
Mesmo quando decidimos estar numa organização
como empregados, não somos apenas isso. Somos também cidadãos do mundo,
participamos de grupos que debatem nossos temas de interesse, temos amigos,
estudamos, etc. Na prática, nós temos muitas oportunidades de conversar sobre
temas que incluem - e não se limitam - à nossa empresa. Levar isso em
consideração abre portas em diversas perspectivas, incluindo proteger, zelar e
fortalecer nossa reputação. A pergunta que fica é: a empresa olha para isso
como um mar de risco ou de oportunidade?
10h10
– 11h45
Painel 1 – Intel, Klabin e Vivo
Mediador: Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K.
Tema: Cultural Influencers: Programa Global de Embaixadores da Cultura Intel
Em
meio aos desafios impostos pela pandemia em 2021, a Intel deu um passo
audacioso e inovador ao lançar o programa global de embaixadores da cultura, o
Cultural Influencers. Com uma visão revolucionária da cultura organizacional, a
Intel selecionou colaboradores de todas as áreas, níveis hierárquicos, gêneros
e etnias para se tornarem embaixadores da cultura. Estes embaixadores
desempenharam um papel crucial em duas frentes principais: promover a cultura
da Intel em suas áreas, países e equipes, atuando como verdadeiros defensores,
e fornecer feedback valioso para os respectivos times com base nas informações
internas que recebiam. Mensalmente, os embaixadores se reuniam para
compartilhar experiências, ideias e estratégias, impulsionando a colaboração
global. O programa, que se revelou um sucesso, está agora em fase de expansão
para o Brasil e América Latina neste ano, visando estreitar ainda mais os laços
entre os colaboradores e reforçar seu compromisso com a inovação e a
diversidade.
Convidada:
Carol Prado, Head de
Comunicação da Intel para a América Latina.
Tema: O poder da comunicação integrada no posicionamento de marca.
Vivemos
em uma era de conectividade, onde todos estão interligados por meio da
tecnologia e das redes sociais. Cada indivíduo tornou-se um potencial
influenciador, constantemente gerando conteúdo e participando ativamente dos
temas da sociedade.
Dentro
das corporações não é diferente. O público interno desempenha um papel
importante de influência nas empresas, sendo agente ativo na construção e
disseminação da comunicação, além de ser porta-voz informal em suas
comunidades.
Trabalhar
a comunicação integrada alinhada às mensagens e diretrizes organizacionais,
usando os canais internos e as ferramentas externas, traz os indivíduos como
protagonistas e gera identificação, além de permitir o alinhamento de
estratégias, fortalecendo o posicionamento e consolidando a identidade de
marca.
Sabemos
que os desafios e oportunidades são constantes e crescentes em torno da atuação
da Comunicação e, por isso, precisamos ter um olhar permanente para este
propósito.
Convidada: Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin.
Tema: Comunicação de pessoas para pessoas com os Vivo Creators, influenciadores internos
A
Vivo vem potencializando a comunicação com os seus 33 mil colaboradores diretos
por meio do poder de influenciadores internos, chamados de Vivo Creators.
A
iniciativa surgiu em 2020. A empresa acreditou em uma abordagem mais leve e
humana para fazer com que os temas de interesse da companhia fossem viralizados
internamente. E isso foi ao encontro da forma como os colaboradores estão
acostumados a consumir informação.
O
programa Vivo Creators é diverso e plural. O grupo é formado por profissionais
de diferentes cargos, áreas e regiões, que participam do programa de forma
voluntária. Em um formato gamificado, a partir do momento em que eles recebem
uma atividade da área de Comunicação Corporativa, eles têm total autonomia para
construir conteúdos “do seu jeito” e postar na rede social corporativa. Assim,
o engajamento é natural porque o conteúdo é mais espontâneo, horizontal e tem
representatividade de várias áreas da empresa e tribos. São pessoas falando com
pessoas.
A
cada ano, os Vivo Creators têm superado todas as expectativas. Em 2024, o
projeto entra em uma nova etapa e um novo grupo de Vivo Creators Externos vai
atuar nas redes sociais, ajudando a propagar mensagens sobre a marca, sempre
sob a óptica de colaboradores.
Convidado: Leandro de Freitas,
Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo.
11h45
– 13h15
Almoço
(não incluso)
13h15
– 14h30
Painel 2 – Volkswagen, Syngenta e Trama
Mediador: Nelson Silveira, Consultor de Comunicação Corporativa.
Tema: Volkswagen 70 anos: você dirige a nossa história
A
Volkswagen, marca presente na vida e no coração dos brasileiros, completou 70
anos de atividades no mercado nacional em 2023. A data foi celebrada em
diversas frentes lideradas pelas áreas de Comunicação e Marketing e envolveu
colaboradores, clientes, jornalistas, concessionários e fãs da marca.
O desafio, muito além de uma celebração tradicional, foi criar uma identificação genuína com os públicos, incentivando a participação das pessoas nos eventos e nas ações de comunicação. Para isso, a linha narrativa utilizada foi “Volkswagen 70 anos: você dirige a nossa história”, relembrando momentos e ícones da indústria automotiva que fizeram e fazem parte da vida dos brasileiros, como o Fusca, Kombi, Gol, Brasília, entre outros. No presente foram destacados os modelos atuais, como T-Cross, Polo e Virtus. Já na perspectiva de futuro, a data comemorativa também foi palco para o início da jornada de eletrificação da Volkswagen no Brasil, com a chegada dos modelos ID.4 e ID.Buzz, a Kombi elétrica.
A
transformação cultural pela qual a Volkswagen vem passando, com a mudança para
uma empresa mais diversa, eficiente, ágil e inovadora também fez parte dessa
construção.
O papel dos
colaboradores da Volkswagen foi muito além do de expectador. Eles foram
fundamentais para a estratégia bem sucedida das ações em comemoração aos 70
anos, do envolvimento nos eventos até o compartilhamento de conteúdo das
campanhas e engajamento nas redes sociais digitais.
Convidada: Renata Nascimento, Gerente de Comunicação Interna e Conteúdo da Volkswagen do Brasil.
Tema: Feita por eles e para eles: a humanização da comunicação interna na Syngenta
A
Comunicação Interna da Syngenta Proteção de Cultivos tem como estratégia
colocar os colaboradores no centro das ações, sendo eles os porta-vozes do
nosso negócio. Aqui, uma comunicação interna verdadeiramente inspiradora é
feita por eles: os autores das melhores histórias. Afinal, a engrenagem da
empresa vai além do escritório e transpassa o campo, as lojas, o laboratório, a
fábrica, as nossas casas. Por isso, convidamos os funcionários espalhados por
aí para nos contarem, da sua maneira, o que há de mais inovador acontecendo.
Quando as cortinas se abrem, são eles que estão lá, e é com eles que a banda
toca. Na Syngenta, quem conta a nossa história para eles, são eles próprios.
Convidada: Nêmora Reche, Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina.
Tema: Metodologia Radar Employer Branding: aplicação, descobertas e desdobramentos sobre a Marca Empregadora na BP Bunge
No início de 2023, a BP Bunge apresentou
ao Grupo Trama Reputale o desafio de avaliar a maturidade de sua Marca
Empregadora, gerando indicadores cuja evolução pudesse ser acompanhada
periodicamente.
Desafio aceito, foi aplicada uma
pesquisa com base em metodologia própria da agência, batizada de Radar
Employer Branding, que avaliou a percepção dos colaboradores a respeito de
cinco valores essenciais que tornam uma marca atrativa para o empregado: valor
social, de interesse, de desenvolvimento, de aplicação e econômico. Foi também
avaliada a percepção dos colaboradores com relação a três pontos de contato com
a marca: atração/acolhimento comprometimento e desligamento.
O cruzamento dos dados posicionou a BP
Bunge como “Marca Empregadora em Transformação” o que representou adequar
alguns processos de Recursos Humanos e dar visibilidade comunicacional para o
que já existe.
Durante
a apresentação do case serão detalhadas as fases do trabalho de comunicação que
tem sido realizado na BP Bunge e as transformações já ocorridas nas pessoas
sobre os atributos da Marca Empregadora.
Convidado: Kalil Blanco, Gerente de Comunicação Integrada da Trama Comunicação.
14h30
– 14h50
Coffee
break
14h50
– 16h10
Painel 3 – AstraZeneca, Mapfre e Unico
Mediador: Renato Acciarto, Consultor de Comunicação Corporativa.
Tema: “Não existe mais comunicação interna e externa.”
Hoje
em dia, a comunicação dentro e fora das organizações está entrelaçada. Não há
mais uma distinção clara entre comunicação interna e externa; tudo é
comunicação. Desde a interação entre colegas de trabalho até a presença nas
redes sociais, as organizações estão constantemente envolvidas em um processo
de comunicação contínuo. Este fenômeno reflete a natureza interconectada do
mundo moderno, onde as fronteiras entre o público e o privado, o interno e o
externo, tornaram-se cada vez mais fluidas. Nesse contexto, as organizações
precisam adotar uma abordagem holística para a comunicação, reconhecendo que
cada interação é uma oportunidade para construir relacionamentos, fortalecer a
marca e alcançar objetivos estratégicos.
Convidado:
Fabrício Costa,
Gerente Sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da AstraZeneca Brasil.
Tema: Histórias do nosso Brasil
“A
Websérie ‘Histórias do Nosso Brasil’ mostra a força da equipe comercial e
corretores do ponto de vista de quem escreve diariamente os capítulos da
história da MAPFRE. O resultado é um retrato emocionante e inspirador
das diferentes unidades regionais da MAPFRE, presentes nas cinco regiões
do País, e destaca a importância dos profissionais comprometidos dentro do
propósito da empresa: cuidar do que é importante para as pessoas. A MAPFRE
confia que os relacionamentos são fundamentais para seu sucesso no mercado de
seguros. Além disso, acredita que a diversidade da equipe enriquece o ambiente
de trabalho, trazendo inovação e criatividade. Em meio ao corre-corre do dia a
dia, o desafio é mostrar que, para além de gerar resultado financeiro, é
importante agir de forma próxima e humana, com a missão de mostrar que o
objetivo do seguro é proteger bens, vidas, negócios e sonhos das pessoas”.
Convidada: Talita Mendonça, Especialista de Comunicação Interna da MAPFRE.
Tema: Narrativa
transmídia: cultura e negócio por meios online complementares em um
cenário de rápidas mudanças
A Unico é uma empresa de tecnologia brasileira especializada em soluções
de identidade digital a fim de simplificar a vida das pessoas e potencializar
negócios das maiores empresas do País. Em uma trajetória de rápido crescimento,
a startup evoluiu para uma scaleup nos últimos dois anos, passando de 200 para
mais de 1000 colaboradores, a maioria atuando de forma remota. Essa escalada
foi impulsionada por lançamentos de produtos inovadores, seniorização da
liderança e especialização de talentos, além de significativos aportes dos
principais bancos de investimento do mundo que fizeram a empresa valer hoje
mais de US$ 2,6 bilhões. Nessa jornada de hipercrescimento, a Comunicação com
os Seres (colaboradores) assumiu um papel fundamental e estratégico. A narrativa
que une negócio e cultura desejada foi estabelecida em pilares temáticos e
comunicada de forma transmídia no Unicoverso – o sistema reúne as mídias, em
sua maioria online, de conexão e relacionamento com os Seres. O objetivo é
apoiar na construção de repertório de negócio e temas tech, além de partilhar a
cultura que está agora levando a empresa a um novo patamar de solidez e
sustentabilidade.
Vamos compartilhar como esse Unicoverso foi construído em cerca de seis meses e vem sendo aprimorado, combinando canais síncronos e assíncronos complementares, Instagram com influenciadores, comunicação com liderança e como medimos sucesso e novas necessidades de melhorias.
Convidada: Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Único.
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Faça a sua inscriçãoPalestrantes
Klabin
Carime Kanbour é Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin, graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Sócio-Psicologia pela FESP-SP. Cursa Psicanálise na Sociedade Paulista de Psicanálise e é Diretora-fundadora da ONG Ciranda para o Amanhã. Atua em Comunicação Corporativa há mais de 20 anos, com foco em posicionamento de marca, construção de cultura empresarial e desenvolvimento socioambiental em empresas de grande porte.
Intel
Carolina
Prado é a Head de comunicação da Intel para a América Latina. Com mais de 15
anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em marketing
digital, endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além
de desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna,
Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com
públicos estratégicos. Ela possui experiência em diversos segmentos da
indústria de tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo,
entretenimento, energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo
Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I).
Unico
Daniela está, atualmente, como Gerente Sênior de Comunicação da Unico, empresa de tecnologia especializada em soluções de identidade
digital. E também tem sua própria consultoria focada em employer branding. Com
20 anos de experiência em relações públicas e gestão de marca, liderou áreas de
comunicação também em outras empresas, como Toyota, Philips e EDP, e na agência
Edelman. É formada em Jornalismo, Letras e Rádio e TV, com pós-graduação em
administração, finanças e investimentos e tem um MBA em gestão empresarial,
além de certificações em pesquisa de mercado, inovação, employer branding
e neurociência.
P3K
Elizeo Karkoski é Diretor-executivo da P3K Comunicação. Com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, sendo 15 dedicados especificamente à Comunicação Interna e Endomarketing, atualmente lidera a agência P3K como fundador. Graduado em processos de produção, pós-graduado em design, MBA em gestão empresarial e formação em Psicanálise.
AstraZeneca
Fabrício Costa é Gerente Sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da AstraZeneca Brasil, possui
mais de 20 anos de experiência no mercado de Comunicação tendo passagens por
agências de Comunicação, como Hill & Knowlton e Ketchum, além de empresas
como Johnson & Johnson (antiga Janssen), Monsanto e Baxter Hospitalar. Há
quase quatro anos lidera toda área de Comunicação e Responsabilidade Social da
AstraZeneca Brasil. Formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de
Santos, tem MBA em Marketing pela PUC-SP e Especialização em Marketing Digital
pela USP.
Grupo Trama Reputale
Kalil Blanco é Gerente de Comunicação Integrada do Grupo Trama Reputale. Graduado em Relações Públicas com MBA pela FGV, extensão em Gestão de Projetos e Programas pela Universidade da Califórnia – Irvine e especialização em Marketing Digital Avançado pela Digital House – Brasil. É professor universitário e leciona as disciplinas de Planejamento e Gestão de Projetos em Relações Públicas, Planejamento e Gestão de Mídias em Relações Públicas e Planejamento de Marketing. Foi conselheiro do CONRERP SP/PR 2ª Região. No Grupo Trama Reputale, foi Gerente de Conteúdo e Comunicação Interna, Gerente de Estratégia Digital e hoje atua liderando o atendimento de contas que unem as práticas de relacionamento com a imprensa e influência, comunicação interna e cultura e presença digital, de empresas como BP Bunge, Zambon Brasil, Fundação Grupo Volkswagen, Sapura, UNICEF, Amanco Wavin e Tate & Lyle.
Vivo
Leandro de
Freitas é Diretor de Comunicação da Vivo, onde ingressou em 2016. O executivo tem 44 anos, é casado e pai de três filhos. Tem mais de 23 anos de
experiência em gestão de reputação, agindo em empresas nacionais e
multinacionais de telecomunicações e serviços financeiros, agências de relações
públicas e ONG.
É graduado em Comunicação Social pelo Mackenzie, com MBA em Relações com
Investidores pela FIPECAFI e MBA em Marketing pela Universidade Federal de
Uberlândia (UFU). Possui, ainda, certificação em ESG pelo Instituto Brasileiro
de Governança Corporativa (IBGC).
Consultor de Comunicação Corporativa
Nelson Silveira é Consultor Sênior com mais de 20 anos de
experiência como executivo na área de Comunicação Corporativa, Relações
Públicas e Institucionais atuando como C-Level em empresas de grande
porte, como a General Motors, na América do Sul e Europa, e vivência de 11 anos
em Jornalismo em grandes mídias como Folha de São Paulo e Jornal do Brasil.
Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, ele
foi apontado como um dos Public Relations mais influentes do mundo nas
edições de 2016 e 2017 do PR Week Global Powerbook. Foi eleito
Comunicador do Ano Aberje em 2016 e 2018. Membro do Conselho Consultivo da
Aberje e do Ipsos Reputation Council. Associado ao Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa (IBGC), onde concluiu o curso “Conselheiros de
Administração” em 2021.
Syngenta
Nêmora
Reche é Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de reputação, construção de
marca e posicionamento corporativo, engajamento de profissionais e gestão da
mudança. Desde setembro de 2020 assume o cargo de direção na
Syngenta Proteção de Cultivos para a América Latina e Brasil – maior mercado da
empresa no mundo. Juntou-se à Syngenta em 2008 e já ocupou diversas posições no
Brasil e na região, atendendo aos negócios de Proteção de Cultivos e Sementes;
e na matriz, sediada na Suíça, durante quatro anos. Formada em Jornalismo e
pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, iniciou sua carreira
corporativa na Philip Morris.
Volkswagen
Renata Nascimento é Gerente de Comunicação Interna e Conteúdo da Volkswagen do Brasil. Mestre em Comunicação Social, é formada
em jornalismo (Universidade Metodista), pós-graduada em Semiótica Psicanalítica
(PUC-SP), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (ESEG/ABERJE) e
especialização em Estratégia de Negócios para Sustentabilidade (Harvard
Business School).
Possui trajetória profissional de mais
de 20 anos nas áreas de Comunicação, Relações Públicas, Branding e
Sustentabilidade. Atualmente lidera as atividades de Comunicação interna e
conteúdo da Volkswagen do Brasil e ministra aulas de comunicação em cursos de
pós-graduação.
Consultor de Comunicação Corporativa
Renato Acciarto é Consultor de Comunicação Corporativa, tendo como especialidades o Gerenciamento de Crises e Ampliação Reputacional. Jornalista, pós-graduado em Gestão pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com MBA em Marketing pela ESPM. Repórter e editor de veículos relevantes, como o jornal de negócios Gazeta Mercantil, no universo corporativo já atuou na gerência de Comunicação Corporativa em multinacionais como Mercedes-Benz, General Motors (Brasil e EUA) e Volkswagen. Na GM, por exemplo, atuou na equipe de Mídias Sociais e Reputação Corporativa na matriz, em Detroit. Já na Volkswagen criou uma rede de influenciadores digitais e pela digitalização da Comunicação Interna da empresa.
MAPFRE
Talita Mendonça é Especialista de Comunicação Interna da MAPFRE. A executiva tem mais de dez anos de experiência em planejar e executar campanhas, planos de comunicação, eventos, ações de engajamento e cultura. Escolheu Propaganda e Marketing para fazer graduação e Administração e Organização de Eventos para a pós. Gosta de criar conteúdo para inspirar, entreter, contar histórias e impulsionar ideias.
Responsável pelo planejamento anual
da área de comunicação interna e pela interface com o time de comunicação
corporativa global. Produz e revisa conteúdo em diferentes formatos para os
canais internos. Também atua como interface dos principais clientes internos e
corpo diretivo da empresa, além de gerenciar fornecedores como agências e
produtoras de vídeos. Seu objetivo é criar e desenvolver experiências que sejam
verdadeiramente engajadoras, alinhadas aos objetivos corporativos, fundamentos
estratégicos, transformação e inovação. Talita sente orgulho de fazer parte da
construção de projetos que transformam o dia a dia dos colaboradores e que
geram resultados para a empresa/marca.
Diageo
Viviane Mansi é Diretora de Relações Corporativas da Diageo. A executiva possui mais de 20 anos de experiência em comunicação
corporativa, relacionamento com governo e sustentabilidade em empresas
nacionais e multinacionais de grande porte, onde desenvolveu atividades de
reputação corporativa, gerenciamento de risco e crises, fusões, aquisições,
gestão de marca, mensuração de reputação e implementação de EVP. Na esfera da
ESG, atuou à frente de mitigação de riscos, investimento social privado, uso de
leis de incentivo, licenciamentos de operações, medição de pegada de carbono e
estratégias de mitigação e relações governamentais.