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Sobre

A pandemia da Covid-19 deixou para a sociedade um legado de ensinamentos de sobrevivência e superação. O desafio de vencer a doença que se espalhou globalmente, transformou pessoas, trabalho e negócios. Passado este desafio, algumas situações “conquistadas” no período pandêmico, e que pareciam definitivas, ou direcionadas a uma tendência, começam a ser questionadas e repensadas. As relações de trabalho, por exemplo, que do distanciamento total seguiu para um modelo híbrido e que agora ensaia, embora não de forma unânime, a volta ao “antigo normal”. Tudo em nome da preservação da Cultura Organizacional das empresas. Neste cenário de “reencaixe” social, a Comunicação Interna ocupa um papel estratégico e pode ser a chave para a adoção deste ou daquele modelo de relação de trabalho a seguir. Afinal, para onde caminhamos? Até que ponto inovamos nos processos e estruturas comunicacionais das empresas que garantissem a adoção de modelos disruptivos? O 13º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados propõe, em 2023, um debate em torno do tema Inovar, atrair e engajar: os novos parâmetros da Comunicação Interna. Um encontro de reflexão, ensinamento e troca de experiências, que vai levar você a uma jornada da teoria à prática.

Programação 13° Seminário de Comunicação Interna 


26 de maio de 2023

  • 12h30 – 13h 

    Recepção, Credenciamento e Welcome Coffee

     

    13h – 13h30

    Abertura

    Convidada: Else Lemos, Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp, USP)

     

    13h30 – 13h35

    Intervalo Técnico

     

    13h35 – 14h50 – Painel 1

    Empresas Convidadas: GM, B3 e Intel 


    Tema: Comunicação Interna como importante parceira de negócio

    A Comunicação Interna na General Motors América do Sul ganhou protagonismo e, hoje, é uma importante parceira de negócio da empresa.

    Adicionamos valor e contribuímos para o resultado do negócio ao trabalharmos estrategicamente em 4 pilares: Estratégia de negócio, Engajamento do empregado, Produto e Excelência da comunicação. Dentro de cada um deles, temos um portfólio de iniciativas que são fruto de um processo de planejamento e que são medidas por indicadores de gestão específicos para cada uma.

    Neste encontro, vamos compartilhar algumas dessas iniciativas que, hoje, nos dão um resultado de 93% de percepção positiva em relação à Comunicação Interna por 18 mil empregados em 7 países.

    Convidada: Renata Rodrigues, Supervisora de Comunicação Interna da General Motors. 


    Tema: Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na comunicação interna da B3

    Para que o fluxo de informações entre a empresa e seus colaboradores ocorra de forma eficaz, sabemos que é preciso conectar as pessoas à estratégia da companhia, gerando alto engajamento. Partindo desse entendimento, nós, do time de comunicação interna da B3, fizemos os seguintes questionamentos: as nossas mensagens têm alcançado o nosso público de maneira eficaz? Como podemos melhorar a conexão entre as pessoas e a estratégia da companhia? O que os colaboradores precisam conhecer? Que tipo de conteúdo gera mais interesse?

    Para nos apoiar nessa jornada, decidimos olhar com mais atenção para os nossos números e, para isso, reorganizamos a maneira com que agrupamos e interpretamos dados.

    Convidada: Leandra Peres, Superintendente de Comunicação da B3.

     

    Tema: Como a Intel está usando a comunicação interna para divulgar histórias locais. 

    A Intel é uma empresa global presente em mais de 20 países, porém, a maioria das tecnologias são criadas nos Estados Unidos, por isso, havia um desafio em descobrir e contar histórias locais de inovação com parceiros. Com isso, o time de Comunicação entendeu que era necessário ter acesso a essas histórias para que pudéssemos compartilhar com o ecossistema, imprensa, clientes e demais stakeholders, como a Intel inova também no Brasil. Assim, criamos uma Iniciativa que incentivasse os colaboradores (que trabalham diretamente em soluções em conjunto com os parceiros) a compartilhar com a área de Comunicação quais projetos locais estão trabalhando.

    Convidada: Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para a América Latina.


    14h50 – 14h55

    Intervalo Técnico




  • 14h55 – 16h05 – Painel 2

    Empresas Convidadas: Trama, Bayer e Arcos Dorados 


    Tema: Metodologia "Radar Employer Branding" pra você encontrar o ponto exato da sua marca empregadora.  

    De forma inédita, o Grupo Trama Reputale traz para o Seminário de Comunicação Interna 2023 a Radar Employer Branding: metodologia própria que ajuda as empresas a encontrarem o ponto exato da sua marca empregadora. Ao cruzar dados de pesquisas internas, que avaliam a percepção dos colaboradores a respeito dos cinco valores essenciais que compõem o EVP de uma marca (social, interesse, econômico, aplicação e desenvolvimento), somados às dimensões ligadas à experiência do colaborador (atração e acolhimento, comprometimento e atitude de embaixador), a Radar Employer Branding constrói o Índice de Marca Empregadora e o Índice de Experiência do Colaborador. O resultado disso tudo é o Indicador de Maturidade da Marca Empregadora, um mapa que possibilita às empresas localizarem seus pontos fortes, os de melhoria e as principais rotas para alcançarem um EVP competitivo e unir RH e Comunicação num plano estratégico com essa finalidade.

    Convidada: Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale


    Tema: A evolução de Comunicação Interna da Bayer 

    Buscando sempre a inovação atrelada a criatividade, a nova estratégia de Comunicação Interna da Bayer começou em 2020, pouco antes do início da pandemia. Com o novo plano em atuação, o foco deixou de ser nas áreas e passou a ser no colaborador. Além do mais, essa evolução trouxe uma hierarquização da informação, dando mais valor ao que é prioritário para todos. No lugar de campanhas físicas, houve uma migração para os canais digitais; a linguagem ficou mais próxima, moderna e interativa com os nossos times, descentralizando a dependência dos nossos canais de comunicação corporativa e impulsionando o papel do líder comunicador. Em um olhar integrado, utilizando-se do mote “uma mesma voz com diferentes sotaques”, a estratégia favorece a agilidade das informações, o operacional da área e o engajamento do colaborador.

    Convidado: Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer.


    Tema: Cooltura de Serviço – 5 Anos reforçando que o que importa é ser você mesmo

    A Cooltura de Serviço é um programa interno criado para representar a nossa forma espontânea e verdadeira de gerar sorrisos e bons momentos para todos e garantir uma experiência única para os nossos clientes, sendo quem somos. Para celebrar os 5 anos do programa, a ideia era engajar os colaboradores na campanha e reforçar que gerar bons momentos para as pessoas sendo você mesmo é mais do que permitido, é desejado.  Ser espontâneo e autêntico é um direito do nosso colaborador. Por isso, todas as pessoas, incluindo a liderança, são estimuladas a vivenciar no dia a dia essa diversidade, celebrando as diferenças e individualidades de cada uma das equipes. 

    Convidada: Mariana Augusto, Gerente Sênior de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados. 


    16h05 – 16h25

    Coffee Break

     

    16h30 – 17h25 – Painel 3

    Apresentação da pesquisa Abracom: Eu no trabalho Híbrido

    Objetivo: apontar como a Comunicação Interna vem exercendo papel fundamental na manutenção da Cultura Organizacional, em um ambiente de trabalho híbrido que persiste no pós pandemia da Covid-19, levando-se em conta aspectos relacionados à Manutenção da Cultura, Ambiente de Trabalho e Interações Sociais, Tecnologia, Liderança e Estratégia, e Influência Interna. 

    Convidada: Claudia Cezaro Zanuso, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação; Especialista em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseg e Marketing Pleno pela Madia Marketing School. 

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Palestrantes 

Carol Prado

Carol Prado

Intel

Carol Prado

Head de comunicação da Intel para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em marketing digital, endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além de desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna, Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com públicos estratégicos. Possui experiência em diversos segmentos da indústria de tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo, entretenimento, energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) e líder do programa de voluntariado corporativo, Intel Involved, ambos no Brasil.

Claudia Cezaro Zanuso

Claudia Cezaro Zanuso

Abracom

Claudia Cezaro Zanuso

Especialista em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseg e Marketing Pleno pela Madia Marketing School. Capacitou-se pela Digital House no Programa de Imersão Digital. É sócia-diretora da Duecom Comunicação, onde atua na direção estratégica, na gestão de conteúdo e atendimento a clientes. Mentora da coex, Experiência do Colaborador e do Coletivo Pro Comunica. Aplica seminários e workshops e coordena Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), onde já publicou três cadernos de comunicação organizacional e realizou dez encontros Verso e Reverso da Comunicação Interna.

Else Lemos

Else Lemos

USP

Else Lemos

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp, USP). Ao longo dos últimos vinte anos, participou de variados projetos de comunicação e educação corporativa em organizações de diferentes segmentos e portes. Hoje, atua como consultora de planejamento em comunicação e é docente em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar facilitações, treinamentos e palestras nos campos da comunicação organizacional e de relações humanas. Seus estudos mais recentes estão voltados à comunicação integrada como ação social, institucional e humana, e ao campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Leandra Peres

Leandra Peres

B3

Leandra Peres

Jornalista especializada na cobertura de economia,  é responsável pela área de Comunicação da B3. Com passagem pelas principais redações de veículos impressos do país, tem mestrado pela Universidade de Londres e desde 2016 migrou para a comunicação corporativa. Seu foco de atuação tem sido gestão de reputação, especialmente de empresas que passaram crises de imagem. Antes da B3, foi uma das responsáveis pela comunicação da Petrobras, na gestão Pedro Parente, e diretora de Reputação Corporativa da BRF.
Leila Gasparindo

Leila Gasparindo

Grupo Trama Reputale

Leila Gasparindo

Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição. Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou em diversos veículos de imprensa no Brasil até 1996, quando direcionou sua carreira para fundar a Trama. Possui pós-graduação em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), certificação em GRI e Branding. Acumula mais de 25 anos de experiência em Consultoria de Comunicação e Relações Públicas, realizando o atendimento de empresas de diversos portes e segmentos nacionais e internacionais. Autora de artigos e livros publicados na área de comunicação, marketing e inovação. É palestrante e aconselha diretamente presidentes de empresas. Ministrou mais de 450 media trainings para empresários no país. Foi uma das fundadoras da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação. 

Mariana Augusto

Mariana Augusto

Arcos Dorados

Mariana Augusto

Formada em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com Especialização em Marketing pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Possui 15 anos de Experiência em Comunicação Corporativa, sempre com atuação em grandes empresas com olhar 360 para a gestão reputacional. Na Arcos Dorados, lidera um time no país que tem o desafio em contar como a empresa tem avançado em seus compromissos ambientais, sociais e de qualidade, para além da divulgação de produtos, tudo pensando em um planejamento de iniciativas e conteúdos que cheguem aos públicos estratégicos para a companhia.

Renata Rodrigues

Renata Rodrigues

GM

Renata Rodrigues

Profissional da área de Comunicação Interna, com 20 anos de experiência, atuando na General Motors desde 2003, onde iniciou a carreira como estagiária e hoje é Supervisora de Comunicação Interna.
Possui experiência em desenhar e executar estratégias de comunicação para diferentes audiências, trabalhando como parceira de negócio das áreas e da alta liderança da empresa com o objetivo de, em time, alcançar metas e resultados. Sólidos conhecimentos de comunicação sobre temas trabalhistas / manufatura, engajamento de empregados e gerenciamento de crises.

Thiago Massari

Thiago Massari

Bayer Brasil

Thiago Massari

Líder de Comunicação Integrada da Bayer Brasil, responsável por todos os temas de comunicação institucional para os colaboradores e stakeholders externos, incluindo jornalistas, influenciadores e formadores de opinião. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação corporativa, trabalhou em algumas das maiores agências internacionais do setor e tem atuado em posições corporativas em grandes empresas. Ao longo da carreira, liderou algumas das campanhas de comunicação mais bem-sucedidas para marcas como Microsoft, Samsung, Netflix, HBO, Nintendo, Mastercard e Airbus. 

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