Sobre
A pandemia da Covid-19 deixou para a sociedade um legado de ensinamentos de sobrevivência e superação. O desafio de vencer a doença que se espalhou globalmente, transformou pessoas, trabalho e negócios. Passado este desafio, algumas situações “conquistadas” no período pandêmico, e que pareciam definitivas, ou direcionadas a uma tendência, começam a ser questionadas e repensadas. As relações de trabalho, por exemplo, que do distanciamento total seguiu para um modelo híbrido e que agora ensaia, embora não de forma unânime, a volta ao “antigo normal”. Tudo em nome da preservação da Cultura Organizacional das empresas. Neste cenário de “reencaixe” social, a Comunicação Interna ocupa um papel estratégico e pode ser a chave para a adoção deste ou daquele modelo de relação de trabalho a seguir. Afinal, para onde caminhamos? Até que ponto inovamos nos processos e estruturas comunicacionais das empresas que garantissem a adoção de modelos disruptivos? O 13º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados propõe, em 2023, um debate em torno do tema Inovar, atrair e engajar: os novos parâmetros da Comunicação Interna. Um encontro de reflexão, ensinamento e troca de experiências, que vai levar você a uma jornada da teoria à prática.
Programação 13° Seminário de Comunicação Interna
26 de maio de 2023
12h30 – 13h
Recepção, Credenciamento e Welcome
Coffee
13h
– 13h30
Abertura
Convidada: Else Lemos, Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp, USP)
13h30
– 13h35
Intervalo Técnico
13h35
– 14h50 – Painel 1
Empresas Convidadas: GM, B3 e Intel
Tema: Comunicação Interna como importante parceira de negócio
A
Comunicação Interna na General Motors América do Sul ganhou protagonismo e,
hoje, é uma importante parceira de negócio da empresa.
Adicionamos
valor e contribuímos para o resultado do negócio ao trabalharmos
estrategicamente em 4 pilares: Estratégia de negócio, Engajamento do empregado,
Produto e Excelência da comunicação. Dentro de cada um deles, temos um portfólio
de iniciativas que são fruto de um processo de planejamento e que são medidas
por indicadores de gestão específicos para cada uma.
Neste encontro, vamos compartilhar algumas dessas iniciativas que, hoje, nos dão um resultado de 93% de percepção positiva em relação à Comunicação Interna por 18 mil empregados em 7 países.
Convidada: Renata Rodrigues, Supervisora de Comunicação Interna da General Motors.
Tema: Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na comunicação interna da B3
Para que o
fluxo de informações entre a empresa e seus colaboradores ocorra de forma
eficaz, sabemos que é preciso conectar as pessoas à estratégia da companhia,
gerando alto engajamento. Partindo desse entendimento, nós, do time de
comunicação interna da B3, fizemos os seguintes questionamentos: as nossas
mensagens têm alcançado o nosso público de maneira eficaz? Como podemos
melhorar a conexão entre as pessoas e a estratégia da companhia? O que os
colaboradores precisam conhecer? Que tipo de conteúdo gera mais interesse?
Para
nos apoiar nessa jornada, decidimos olhar com mais atenção para os nossos
números e, para isso, reorganizamos a maneira com que agrupamos e interpretamos
dados.
Convidada: Leandra Peres, Superintendente de Comunicação da B3.
Tema: Como a Intel está usando a comunicação interna para divulgar histórias locais.
A
Intel é uma empresa global presente em mais de 20 países, porém, a maioria das
tecnologias são criadas nos Estados Unidos, por isso, havia um desafio em
descobrir e contar histórias locais de inovação com parceiros. Com isso, o time
de Comunicação entendeu que era necessário ter acesso a essas histórias para
que pudéssemos compartilhar com o ecossistema, imprensa, clientes e demais
stakeholders, como a Intel inova também no Brasil. Assim, criamos uma
Iniciativa que incentivasse os colaboradores (que trabalham diretamente em
soluções em conjunto com os parceiros) a compartilhar com a área de Comunicação
quais projetos locais estão trabalhando.
Convidada: Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para a América Latina.
14h50 – 14h55
Intervalo Técnico
14h55 – 16h05 – Painel 2
Empresas Convidadas: Trama, Bayer e Arcos Dorados
Tema: Metodologia "Radar Employer Branding" pra você encontrar o ponto exato da sua marca empregadora.
De forma inédita, o Grupo Trama Reputale traz para o Seminário de Comunicação Interna 2023 a Radar Employer Branding: metodologia própria que ajuda as empresas a encontrarem o ponto exato da sua marca empregadora. Ao cruzar dados de pesquisas internas, que avaliam a percepção dos colaboradores a respeito dos cinco valores essenciais que compõem o EVP de uma marca (social, interesse, econômico, aplicação e desenvolvimento), somados às dimensões ligadas à experiência do colaborador (atração e acolhimento, comprometimento e atitude de embaixador), a Radar Employer Branding constrói o Índice de Marca Empregadora e o Índice de Experiência do Colaborador. O resultado disso tudo é o Indicador de Maturidade da Marca Empregadora, um mapa que possibilita às empresas localizarem seus pontos fortes, os de melhoria e as principais rotas para alcançarem um EVP competitivo e unir RH e Comunicação num plano estratégico com essa finalidade.
Convidada: Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale
Tema: A evolução de Comunicação Interna da Bayer
Buscando sempre a inovação atrelada a
criatividade, a nova estratégia de Comunicação Interna da Bayer começou em
2020, pouco antes do início da pandemia. Com o novo plano em atuação, o foco
deixou de ser nas áreas e passou a ser no colaborador. Além do mais, essa
evolução trouxe uma hierarquização da informação, dando mais valor ao que é
prioritário para todos. No lugar de campanhas físicas, houve uma migração para
os canais digitais; a linguagem ficou mais próxima, moderna e interativa com os
nossos times, descentralizando a dependência dos nossos canais de comunicação
corporativa e impulsionando o papel do líder comunicador. Em um olhar integrado,
utilizando-se do mote “uma mesma voz com diferentes sotaques”, a estratégia
favorece a agilidade das informações, o operacional da área e o engajamento do
colaborador.
Convidado: Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer.
Tema: Cooltura de Serviço – 5 Anos reforçando que o que importa é ser você mesmo
A Cooltura de Serviço é um programa interno
criado para representar a nossa forma espontânea e verdadeira de gerar sorrisos
e bons momentos para todos e garantir uma experiência única para os nossos
clientes, sendo quem somos. Para celebrar os 5 anos do programa, a ideia era
engajar os colaboradores na campanha e reforçar que gerar bons momentos para as
pessoas sendo você mesmo é mais do que permitido, é desejado. Ser
espontâneo e autêntico é um direito do nosso colaborador. Por isso, todas as
pessoas, incluindo a liderança, são estimuladas a vivenciar no dia a dia essa
diversidade, celebrando as diferenças e individualidades de cada uma das
equipes.
Convidada: Mariana Augusto, Gerente Sênior de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
16h05 – 16h25
Coffee Break
16h30 – 17h25 – Painel 3
Apresentação da pesquisa Abracom: Eu no trabalho Híbrido
Objetivo: apontar
como a Comunicação Interna vem exercendo papel fundamental na manutenção da
Cultura Organizacional, em um ambiente de trabalho híbrido que persiste no pós
pandemia da Covid-19, levando-se em conta aspectos relacionados à Manutenção da
Cultura, Ambiente de Trabalho e Interações Sociais, Tecnologia, Liderança e
Estratégia, e Influência Interna.
Convidada: Claudia Cezaro Zanuso, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação; Especialista em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseg e Marketing Pleno pela Madia Marketing School.
Faça a sua e compartilhe com a sua rede de relacionamento!
Faça a sua inscriçãoPalestrantes
Intel
Head de
comunicação da Intel para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência
na área de comunicação corporativa – atuando em marketing digital,
endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além de
desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna, Carolina
tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com públicos
estratégicos. Possui experiência em diversos segmentos da indústria de
tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo, entretenimento,
energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo Comitê de
Diversidade e Inclusão (D&I) e líder do programa de voluntariado
corporativo, Intel Involved, ambos no Brasil.
Abracom
Especialista em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseg e Marketing Pleno pela Madia Marketing School. Capacitou-se pela Digital House no Programa de Imersão Digital. É sócia-diretora da Duecom Comunicação, onde atua na direção estratégica, na gestão de conteúdo e atendimento a clientes. Mentora da coex, Experiência do Colaborador e do Coletivo Pro Comunica. Aplica seminários e workshops e coordena Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), onde já publicou três cadernos de comunicação organizacional e realizou dez encontros Verso e Reverso da Comunicação Interna.
USP
Doutora em Ciências da Comunicação
pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora
do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp,
USP). Ao longo dos últimos vinte anos, participou de variados projetos de
comunicação e educação corporativa em organizações de diferentes segmentos e
portes. Hoje, atua como consultora de planejamento em comunicação e é docente
em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar facilitações,
treinamentos e palestras nos campos da comunicação organizacional e de relações
humanas. Seus estudos mais recentes estão voltados à comunicação integrada como
ação social, institucional e humana, e ao campo da Psicologia Organizacional e
do Trabalho.
B3
Grupo Trama Reputale
Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade
de São Paulo e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição.
Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC-SP). Atuou em diversos veículos de imprensa no Brasil
até 1996, quando direcionou sua carreira para fundar a Trama. Possui
pós-graduação em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela
Universidade de São Paulo (ECA-USP), certificação em GRI e Branding. Acumula
mais de 25 anos de experiência em Consultoria de Comunicação e Relações
Públicas, realizando o atendimento de empresas de diversos portes e segmentos
nacionais e internacionais. Autora de artigos e livros publicados na área de
comunicação, marketing e inovação. É palestrante e aconselha diretamente
presidentes de empresas. Ministrou mais de 450 media trainings para empresários
no país. Foi uma das fundadoras da Abracom - Associação Brasileira das Agências
de Comunicação.
Arcos Dorados
Formada em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e
Artes da Universidade de São Paulo, com Especialização em Marketing pelo
Instituto Presbiteriano Mackenzie. Possui 15 anos de Experiência em
Comunicação Corporativa, sempre com atuação em grandes empresas com olhar 360
para a gestão reputacional. Na Arcos Dorados, lidera um time no país que tem o
desafio em contar como a empresa tem avançado em seus compromissos ambientais,
sociais e de qualidade, para além da divulgação de produtos, tudo pensando em
um planejamento de iniciativas e conteúdos que cheguem aos públicos
estratégicos para a companhia.
GM
Profissional da área de Comunicação
Interna, com 20 anos de experiência, atuando na General Motors desde 2003,
onde iniciou a carreira como estagiária e hoje é Supervisora de Comunicação Interna.
Possui experiência em desenhar e executar estratégias de comunicação para diferentes
audiências, trabalhando como parceira de negócio das áreas e da alta liderança
da empresa com o objetivo de, em time, alcançar metas e resultados. Sólidos
conhecimentos de comunicação sobre temas trabalhistas / manufatura, engajamento
de empregados e gerenciamento de crises.
Bayer Brasil
Líder de Comunicação
Integrada da Bayer Brasil,
responsável por todos os temas de comunicação institucional para os
colaboradores e stakeholders externos, incluindo jornalistas, influenciadores e
formadores de opinião. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de
comunicação corporativa, trabalhou em algumas das maiores agências
internacionais do setor e tem atuado em posições corporativas em grandes
empresas. Ao longo da carreira, liderou algumas das campanhas de
comunicação mais bem-sucedidas para marcas como Microsoft, Samsung, Netflix,
HBO, Nintendo, Mastercard e Airbus.