Programação
Confira a programação dos 3 dias de evento!
*Programação em construção. Palestras e palestrantes sujeitos à alteração.
1º Dia – 28 de agosto de 2024
18h00 às 19h30
Coquetel de boas-vindas.
19h30 às 21h30
Cerimônia de entrega do TOP Mega Brasil de Comunicação.
2º Dia – 29 de agosto de 2024
08h30 às 09h00
Recepção e credenciamento
09h00 às 11h20
Fórum do Pensamento
Inteligência artificial e a sociedade
Título da Apresentação: Inteligência Artificial tem limites? O uso de IA na Comunicação e os impactos na sociedade.
Convidada: Cassio Pantaleoni, Head de A.I Solutions and Strategy na Quality Digital e autor premiado em 2023 com o Prêmio Jabuti da Camara Brasileira de Livros (CBL) com o livro "Humanamente Digital: Inteligência Artificial centrada no humano", Membro do Conselho Consultivo da ABRIA - Associação Brasileira de Inteligência Artificial; Marcos Silva, Pós-Doutorado em Psicologia Social (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ). Doutorado em Ensino de Filosofia; pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Filosofia, (UNESP); Patricia Punder, Professora de Compliance no pós-MBA da Universidade Federal de São Carlos e na LEC - The Compliance Community, tem sólida experiência no Brasil e na América Latina na implementação de Programas de Governança e Compliance e gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o Departamento de Justiça e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e no Brasil, junto à AGU, CADE e TCU.
Mediador: Lawrence Chung Koo, professor da PUC-SP, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; pós-doutorado em Relações Públicas, Propaganda e Turismo, pela ECA/USP; com especialização em Marketing Analysis and Planning, pelo The Wharton School University of Pennsylvania (EUA).Pós-Doutorado em Psicologia Social (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ). Doutorado em Ensino de Filosofia; pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Filosofia, (UNESP).
11h20 às 11h40
Coffee-break
11h40 às 12h55
Painel 1
Tema: Public Affairs
Título da Apresentação:
Convidadas: Mariana Kochi Arab, Head Public Affair da Danone e Joao Sabino, Diretor Sênior de Politicas Públicas do IFood.
Mediador: Ricardo Torreglosa, Diretor de Comunicação da Prospectiva.
12h55 às 14h10
Almoço não incluído
14h10 às 15h05
Painel 2
Tema-Guia: Métricas na Comunicação Corporativa
Título da Apresentação: A hora e a vez da "tela preta" que revela a contribuição da Comunicação Corporativa para reputações e negócios.
Convidados: Pâmela Vaiano, Sócia e Superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco; Marcelo Molnar, Sócio Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Boxnet.
Mediador: Rodrigo Cogo, Diretor e Curador do Sinapse Conteúdo de Comunicação em Rede.
15h05 às 15h10
Intervalo Técnico
15h10 às 16h25
Painel
3
Tema: ESG, Cidadania Empresarial e Sociedade Sustentável
Título da Apresentação: O pap
Convidados: Fellipe Granzotto, Gerente de Marketing Institucional da EMS e de Comunicação Interna do Grupo NC; Ana Paula Batista de Arruda Camargo Executiva de Comunicação e Líder de Relações com a Imprensa da Gerdau, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
Mediadora: Claudia Leite, Chief Purpose Officer na HILO Estratégia e Propósito
16h25 às 16h45
Coffee-break
16h45 às 18h15
Painel
4
Tema-Guia: Relações com a Mídia e
Redes Sociais
Título da Apresentação: A revolução que os canais proprietários representam na distribuição da informação para a sociedade.
Convidados: Anderson Moço, Gerente de Comunicação do Hospital Israelita Albert Einstein; Cesar Tsukuda, Diretor Geral na Beauty Fair e Diretor do portal Negócios de Beleza; Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação da Novo Nordisk; Paulo Henrique Ferreira, Sócio-fundador e diretor-executivo da Barões Brand Publishig.
Mediadora: Elisa Prado, Consultora em Gestão da Reputação Corporativa.
18h15 às 18h20
Intervalo Técnico
PR - Meeting: Renovação geracional no mercado da Comunicação
18h20 às 19h10
Tema: Formação Profissional
Título da apresentação: O que o mercado exige e espera da nova geração de comunicadores
Tema: Jovem Liderança
Título da apresentação: Os desafios na formação de jovens líderes e sua importância no tecido organizacional das agências e empresas
Mediador: Renato Acciarto, Consultor em Comunicação Corporativa
19h10 às 19h15
Intervalo Técnico
19h15 às 21h00
Prêmio Personalidade da Comunicação, roda de Conversa com Serginho Groisman e coquetel.
3º Dia – 30 de agosto de 2024
09h00 às 9h20
Recepção de boas-vindas e encontro de relacionamento
09h20 às 10h55
Arena da Inovação
Tema: O voo do Dragão
Título da Apresentação: Os 50 anos das relações Brasil-China e a expansão das empresas chinesas na América Latina - o desafio de produzir uma comunicação assertiva entre culturas tão distintas. O que já aprendemos com as asiáticas que estão por aqui?
Convidados: Claudia Trevisan, Diretora Executiva do Conselho Empresarial Brasil-China; Professor-Doutor Luís Antonio Paulino, Diretor do Instituto Confúcio, na Unesp – Universidade Estadual Paulista, Supervisor Convidado do programa Master of Teaching Chinese Language to Speakers of Other Languages, e Pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Hubei, em Wuhan, na China Central; Pablo Toledo, Diretor de Comunicação e Marketing da BYD; Roberto Monteiro Jr, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Spic Brasil.
Mediadora: Carol Silvestre, Executiva de Comunicação, Marketing de Conteúdo e Branding.
10h55 às 11h15
Coffee-break
11h15 às 12h30
Painel 5
Tema: Conferência do Clima e a Comunicação na Estratégia de Negócios
Título da Apresentação:
Convidados: Leandro Modé, Diretor de Comunicação da Vale; Ligia Sato, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente na LATAM Airlines Brasil; Isabela Morbach, Fundadora e Diretora da CCS Brasil.
Mediadora: Cleide Pinheiro, Sócia-fundadora da TEMPLE;
12h30 às 14h00
Almoço
14h00 às 15h15
Painel 6
Tema: DE&I – Diversidade, Equidade & Inclusão
Título da Apresentação: A Agenda DE&I e as transformações no perfil do mundo do trabalho. Onde estão os avanços mais visíveis?
Convidados: Roberta Knijnik, Diretora Estratégica de Contas, Vendas e Marketing para Américas na Intel e Natália Falcón, Gerente de Comunicação para Segurança e de Parcerias para o enfrentamento à violência contra a mulher na Uber Brasil; Maria Emilia Leme, Job Hunter e fundadora da MELL- Recolocação Profissional.
Mediador: Rosenildo Ferreira, Editor-chefe do portal de notícias 1 Papo Reto.
15h15 às 15h20
Intervalo técnico
15h20 às 16h35
Painel 7
Tema: Comunicação com Colaboradores
Título da Apresentação: Do esquecimento ao protagonismo: O despertar das organizações para o protagonismo dos seus funcionários como influenciadores e embaixadores de marca.
Convidados: Mariana Augusto, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados; César Rua, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa ESG e Engajamento da Vivo; Tiago Augusto, Gerente Sênior de Comunicação Interna e Marca Empregadora no Magalu.
Mediador: Elizeo Karkoski, Fundador e Diretor Executivo da P3K.
16h35 às 16h40
Intervalo Técnico
16h40 às 18h00
Painel 8 Crême de la Crême
Título da Apresentação: O melhor do Congresso que você vai levar para sua casa e seu trabalho
Convidados: Elisa Prado, Consultora em Gestão da Reputação Corporativa; Gilberto dos Santos, Jornalista e Consultor em Comunicação e Renato Acciarto, Consultor em Comunicação Corporativa e Carol Silvestre, Executiva de Comunicação, Marketing de Conteúdo e Branding;
Faça a sua e compartilhe com sua rede de relacionamento!
Faça a sua inscriçãoPalestrantes
Gerdau
Ana Paula Camargo possui 20 anos de experiência como comunicadora e jornalista. É gerente de comunicação corporativa e marca da Gerdau, onde atua desde 2018. Antes desse período, atuou como editora e repórter em diversos veículos e se especializou na cobertura do setor de metais, trabalhando por mais de 10 anos nas agências de notícias inglesas Platts e Fastmarkets. É formada em jornalismo pela PUC-SP e possui pós-graduação em marketing pela ESPM e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV.
Hospital Israelita Albert Einstein
Anderson Moço é Gestor de Comunicação
Corporativa e um apaixonado por marcas, suas histórias e narrativas. Atualmente
é responsável pelo núcleo de marca, conteúdo e plataformas do Hospital
Israelita Albert Einstein. Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas e com MBA
pela Business School São Paulo, tem dezessete anos de carreira, inicialmente
editor em importantes veículos de imprensa e gerente de comunicação para
algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo.
UFJF
Boanerges Lopes é jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, MG. Pesquisador e profissional com 40 anos de atuação no segmento de Comunicação nas Organizações. Autor de livros, diretor da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, Abej, e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, ABI. Tem artigos apresentados nos principais eventos nacionais e internacionais como Intercom, Abrapcorp, SBPJor, ENEJOR e Alaic. É coordenador de especialização em comunicação empresarial e parecerista de revistas e editoras no país. Doutor em comunicação pela UFRJ é mestre pela Umesp.
Executiva de Comunicação
Carol Silvestre, executiva de Comunicação, Marketing
de Conteúdo e Branding. Especialista em desenvolver e executar estratégias para
fortalecer o reconhecimento de marca e a reputação em campanhas de comunicação
360º, ela tem mais de 18 anos de experiência e sucesso em importantes projetos
para corporações multinacionais, entre as quais se destacam Mercedes-Benz,
Samsung, Oracle, e VTEX.
Sua habilidade em contar histórias de forma criativa e
cultivar relacionamentos duradouros com variados stakeholders tem sido crucial
para impulsionar a demanda e o crescimento dos negócios das empresas em que
atua.
Quality Digital
Cassio Pantaleoni, Head de A.I.
Solutions and Strategy na Quality Digital, autor premiado em 2023 com o Prêmio
Jabuti da Câmara Brasileira de Livros (CBL) com o livro “Humanamente Digital:
Inteligência artificial centrada no humano”. É membro do Conselheiro Consultivo
da ABRIA – Associação Brasileira de Inteligência Artificial. Foi
Vice-presidente de Experiência Digital Latam, da Adobe; Head de Operações
Colombia, Head de Vendas Brasil e Diretor Geral da SAS; Executivo de Vendas de
Serviços Financeiros da Tibco Software; Executivo de Contas (Comunicações e
Mídia) da BEA Systems; Executivo de Vendas e Gerente Regional de Consultoria da
Oracle; Gerente de Tecnologia da Informação na RBS – Zero Hora Editorial e no
Stihl Group. Cassio Pantaleoni é um severo defensor do conceito de Responsible AI, que implica no desenvolvimento de Inteligência
Artificial de modo que atue de forma ética, de acordo com as leis e os direitos
humanos.
Beauty Fair
CEO da Beauty Fair, considerada a maior plataforma de negócios,
relações e conteúdo do mercado de beleza. A empresa possui soluções em eventos
e serviços para atender o varejo especializado de beleza, profissionais,
indústria, distribuidores e exportadores.
Formado em Comércio Exterior (Mackenzie) com MBA em Governança
Corporativa (IBGC) e experiência de mais de 25 anos no setor da beleza.
Criatividade e ousadia são as palavras-chaves
utilizadas por ele para o sucesso nos segmentos. Negócios focados em
Estratégia, Vendas, Liderança e Networking Business no Mercado de Beleza.
HILO Estratégia e Propósito
Claudia é Executiva com 25 anos de experiência em Estratégia, Comunicação Corporativa, Reputação, Sustentabilidade I ESG e Comercial na Nestlé e na Nespresso. Responsável pela chegada da marca Nespresso na América Latina, criando a Diretoria de Sustentabilidade e Comunicação, atuando nas estratégicas locais e globais na Suíça.
Atualmente é Chief Purpose Officer na HILO Estratégia e Propósito, atuando como Conselheira Consultiva e Consultora nos segmentos Agro, Educação, Financeiro, Construção e Saúde, embaixadora Capitalismo Consciente, Mentora no Movimento Todos a Uma Só Voz e angel investor. É graduada em Nutrição / USP; pós-graduada em Adm. Hoteleira / SENAC; Marketing / ESPM; Tecnólogo em Cafeicultura / IFSul de Minas; MBA em Gestão Empresarial / ESPM; mestrado em Saúde Pública / USP, Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos / Insper, Public Relations (Media Crisis Communication, Speak Effectivelly at Press Conferences e How to be a Governant – PIO Spokesperson) / Udemy e Public Relations (Short Course) / Brentwood Open Learning College;
Diversos cursos na Suíça e Áustria, além de formação em Sustentabilidade pelo Ibmec e Sustainable Business Strategy pela Harvard University.
Docente em pós graduação e MBA em instituições como Unifor, Celint e Sebrades;
Palestrante em Estratégia e Construção de marcas, Sustentabilidade I ESG, Propósito,
Economia Circular, Desenvolvimento de Carreira e Liderança Feminina. TEDx speaker. Mestre de Cerimônias e mediadora de debates.
Conselheira Consultiva certificada pelo CELINT e Conselheira de Administração pelo IBGC.
TEMPLE
Sócia-fundadora da TEMPLE. Jornalista
formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi repórter de TV. Tem
especialização em Gestão do Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e
em Comunicação Empresarial pela Aberje e Syracuse University. É consultora
estratégica de RelGov da presidência do Sistema FIEPA há mais de 20 anos.
CEBC
Cláudia Trevisan é Diretora Executiva do CEBC e autora dos livros “Os Chineses” e “China – O Renascimento do Império”. Em 2019, concluiu seu mestrado na Escola de Estudos Internacionais
Avançados da Universidade Johns Hopkins, em Washington, no qual estudou a
competição entre EUA e China. Durante sua carreira de 30 anos como jornalista,
foi correspondente nos EUA, na China e na Argentina e viajou a inúmeros países
para coberturas específicas, entre os quais Coreia do Norte, Afeganistão e
Myanmar.
Vivo
César Rua é Gerente
Sênior da Vivo, responsável pelo planejamento estratégico de comunicação
corporativa ESG, gestão de conteúdo, criação de posicionamentos, comunicação
com colaboradores e ações de endomarketing. Profissional de comunicação
corporativa com foco em ESG e Engajamento Interno com mais de 25 anos de
experiência adquirida em empresas multinacionais, consultorias e startups.
MBA
Executivo em Marketing e Comunicação pela ESPM e graduação em Administração de
Empresas na FAAP em São Paulo.
ESPM
Elisa Prado é profissional de comunicação há
mais de 30 anos, atuou até o início do ano de 2023 como Diretora de Comunicação
Corporativa da Telefônica Brasil, dona da marca Vivo.
Graduou-se em Comunicação Social
pela PUC de Campinas e é pós-graduada em Marketing na ESPM com especialização
em comunicação com stakeholders na Syracuse Universtiy. Foi diretora de
comunicação no Deutsche Bank e Tetra Pak, além de ter atuado em agências de
publicidade e relações públicas como AAB, Ogilvy & Mather e Grupo TV1.
Em 2014, lançou seu primeiro
livro – Imagem e Reputação na era da Transparência. Em 2017, lançou o segundo,
sobre o tema Gestão de Reputação - Riscos, Crise e Imagem Corporativa. Em 2022,
lançou seu terceiro título - Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com
CEOs das empresas líderes em ESG no Brasil.
É membro do Conselho
Consultivo da ABERJE, que organiza e regula a comunicação corporativa no Brasil
e é professora da ESPM no Master de Comunicação Transmídia, na cadeira de
Prevenção e Gerenciamento de Crises.
P3K
Fundador e Diretor-executivo da P3K. Com
mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, sendo 15 dedicados
especificamente à Comunicação Interna e Endomarketing. Graduado em processos de
produção, pós-graduado em design, MBA em gestão empresarial e formação em
Psicanálise.
EMS e Grupo NC
Fellipe Granzotto é Gerente de Marketing Institucional
da EMS e de Comunicação Interna do Grupo NC. Trabalha há 12 anos na companhia.
Jornalista de formação e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing, tem
passagens por emissoras de TV (CNT, TV Século 21, SporTV e TV Stock), rádio
(CBN, Globo e Jovem Pan), revista (USAC News), assessoria de imprensa
(Alfapress) e empresas como BMW e Richards (Área de Comunicação).
Jornalista e Consultor em Comunicação
Gilberto dos Santos é Jornalista e Consultor de Comunicação, fundador da Expert & Cia Comunicação Integrada. Atualmente, lidera a comunicação da São Paulo Oktoberfest como Head de Comunicação e é responsável pela Assessoria de Imprensa do EMOB - Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, além do C-MOVE - Congresso da Mobilidade Verde & Carros Elétricos.
Com mais de 25 anos de experiência, é um estrategista em planejamento de comunicação, produção de conteúdo, lançamentos de produtos, coletivas de imprensa e gerenciamento de crises. Seu currículo inclui cargos executivos em comunicação nas gigantes Volkswagen, Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep.
Sua ampla experiência no mercado inclui a atuação como assessor de imprensa de eventos icônicos como o Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Fenatran, Automec, Top Frotas Brasil e Porsche. Com passagens marcantes nas redações de O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, ele possui uma sólida formação acadêmica com pós-graduação em Comunicação Empresarial.
CCS Brasil
Isabela Morbach é bacharel em Direito pela UFPA. Especialista em Direito Econômico pela FGV/SP, Mestre em Direito Financeiro e Doutora em Planejamento Energético, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar no Centre for Environmental Policy do Imperial College London em 2019. É consultora jurídica focada em regulação e políticas para transição energética, descarbonização da economia, mercado de carbono e outros incentivos à descarbonização. É Diretora da CCS Brasil, organização que promove a implementação de projetos de captura e armazenamento geológico de carbono no Brasil."
IFood
Joao Sabino é profissional de Relações Governamentais com vasta experiência tanto no
setor público quanto privado. Tem graduação em Ciências Políticas e Direito,
além de Mestrado em Gestão Governamental e Políticas Públicas. Ocupou diversos
cargos de direção nas esferas do Legislativo e Executivo, tanto no nível
federal quanto municipal. Foi Gerente de Relações Governamentais e depois Head
de Negócios para Governos da 99. Também atuou como Global Head de Public
Affairs da Grow, holding de
micromobilidade dona das marcas Yellow e Grin. Atualmente é o Diretor Sênior de
Políticas Públicas do iFood, empresa líder de food delivery no Brasil.
PUC/SP
Futurista e professor-doutor em
Comunicação. Graduado em Engenharia Mecânica pelo ITA, Mestre e Doutor em
Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, é Pós-doutoradi em Relações Públicas,
Propaganda e Turismo, pela ECA/USP; Especialista em Administração pela FGV/CEAG,
com especialização em Marketing Analysis and Planning, pelo The Wharton School
University of Pennsylvania. É professor da PUC-SP, Consultor e Executivo da IBM
Brasil entre 1973 e 1996 quando também integrou o laboratório de
desenvolvimento da plataforma Watson. Tem experiência na área de Semiótica,
Gestão Estratégica, Gestão de TI, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas
de Informação, atuando principalmente em Planejamento Estratégico, Web 3.0 e
4.0, Comunicação, Internet, Automação, Game Based Learning, Gestão de Projeto e
Processos, Pesquisa de Mercado e Governança em TI.
Vale
Leandro Modé é Diretor de Comunicação da Vale. Formou-se em
jornalismo, profissão que exerceu por quase 20 anos. Deixou as redações em 2013
em busca de ambientes mais propensos à inovação em comunicação. De lá para cá,
trabalhou com comunicação corporativa, assessoria de imprensa, relações
governamentais e foi Publisher do site Inteligência Financeira. Em quase 30
anos de carreira, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, foi eleito duas vezes
profissional de comunicação do ano pela Aberje e esteve à frente da área de
comunicação do Todos pela Saúde quando o programa do Itaú Unibanco para ajudar
a sociedade a combater os efeitos da covid-19 recebeu o PRWeek Global Awards como melhor campanha do ano de 2021 na
América Latina.
LATAM Airlines
Lígia Sato é gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil. Desde que entrou na empresa em 2010, ela também trabalhou nas áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais & Institucionais. Publicitária formada pela Universidade de São Paulo, possui pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e em Administração e Organização de Eventos pelo Senac, além de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Atualmente, cursa Aviation Management pela Embry Riddle Aeronautical University (ERAU).
Universidade Estadual Paulista - Unesp
Luis
Antonio Paulino é professor da Universidade Estadual Paulista -
Unesp, na Faculdade de Filosofia e Ciências -FFC/Marília, nos cursos de
graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Ciências Sociais.
Possui
graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1977),
mestrado em Economia e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV
(1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas
(1998).
É diretor
do Instituto Confúcio na Unesp, Supervisor Convidado do programa MTCSOL (Master
of Teaching Chinese Language to Speakers of Other Languages) da Universidade de
Hubei, China e Pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos da
Universidade de Hubei, China.
Foi
assessor especial do Ministério da Fazenda (2003), secretário-adjunto da
Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da
República (2004-2005) e Chefe das Assessorias do Ministério do Esporte
(2012-2014) do Brasil.
Boxnet
Sócio Diretor da Boxnet e colunista em diversos veículos de
comunicação. Formado em Química Industrial, com
especialização em Marketing e Publicidade. Experiência de 18 anos no setor da
Tecnologia da Informação, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de
conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da
publicidade. Criador do processo ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas)
para mensuração do valor das marcas a partir de sua relação emocional com seus
consumidores. Coautor do livro "O segredo de Ebbinghaus". Contribui
continuamente em projetos de inovação e desenvolvimento de novos produtos.
ESPM
Pós-Doutorado em Psicologia Social (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ). Doutorado em Ensino de Filosofia; pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Ensino de Filosofia, (UNESP). Graduação em Filosofia, Bacharelando em Psicologia. Professor de Filosofia da Comunicação (nos Cursos de Jornalismo, Comunicação e Propaganda), Professor de Pensamento Contemporâneo (Curso de Sistemas de Informação), Professor de Pós-humanismo, Pensamento Cyborg, Transhumanismo e Pós-natureza, Animalismo e Mercado Pet-shoping na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Pesquisador e Orientador de Negócios de Impacto Social na ESPM-Social. Docente Permanente no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do ABC-UFABC (formação de professores).Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Geral, Filosofia da Educação; Comunicação, Currículo, Metodologia de Pesquisa, Filosofia Africana e Afro-Brasileira. Em Psicologia atuando nos temas: Saúde Mental, Sofrimento; Dor, Angústia, Melancolia e Banzo.
MELL – Recolocação Profissional
Maria Emilia Leme é Job Hunter e fundadora da MELL – Recolocação Profissional, atua há dez anos na recolocação de profissionais coordenadores, gerentes e diretores. Em sua trajetória profissional, tem destinado especial atenção à reinserção no mercado de trabalho, de pessoas com algum tipo de deficiência. Maria Emília é pós-graduada em Gestão Empresarial e possui MBA Executivo Internacional, também possui especializações em Coaching e Recursos Humanos. Com mais de 25 anos de atuação em RH, tanto em empresas nacionais quanto multinacionais, como IBM (México), IDC, Ericsson, Suzano Papel e Celulose, Itaú e Saint-Gobain, foi responsável por implantações, startups e desenvolvimento de projetos em diferentes culturas e países, além de criar programas de Coaching para executivos na América Latina.
Arcos Dorados
Gerente Sênior de Comunicação
Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s
em 20 países da América Latina e Caribe. Com mais de 15 anos de carreira na
área de Comunicação Corporativa, a executiva tem passagens por empresas de
diferentes segmentos, como GOL Linhas Aéreas Inteligentes e BASF. É formada em
Relações Públicas pela USP, com especialização em Comunicação Integrada de
Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente lidera o
desenvolvimento e implementação de estratégias de Comunicação Interna, Externa
e SAC.
Danone
Mariana Kochi Arab, Head de Public
Affairs da Danone, é advogada, com experiência nas áreas cível, consumidor e
contratual. Desde 2013 na Danone, atuou por quatro anos no Departamento
Jurídico da companhia. antes de migrar para área de Relações Institucionais e
Governamentais, onde atua desde 2017. Nestes últimos anos em R.I.G., teve a
oportunidade de vivenciar grandes desafios, como a criação da área no Brasil,
com a elaboração de procedimentos, implementação de processos e participando de
grandes conquistas em projetos relevantes da marca. É formada pela FMU (SP),
com especialização em Advocacy e Relações Governamentais pela FGV (SP).
Uber
Natália Falcón está na Uber há 4 anos e 8 meses, atuando como Gerente de Comunicação para Segurança e de Parcerias para o enfrentamento à violência contra a mulher. É formada em Comunicação, com especialização em Redes Sociais, Terceiro Setor e Sustentabilidade. Já trabalhou com cobertura jornalística e assessoria de imprensa nas áreas de segurança, tecnologia e direitos humanos.
BYD
Diretor de Marketing e Comunicação da BYD. Jornalista formado
pela PUC-SP com mestrado pela Columbia University, de Nova York. Passou pelas
principais redações do país e nos últimos 15 anos participou da criação e da
direção do Núcleo de Reportagens Especiais da Record, onde conquistou prêmios
internacionais com documentários focados em pautas sociais. Em Angola, onde
morou no começo dos anos 2000, também foi premiado por reportagens sobre o
combate à Aids no país. Há um ano, assumiu a direção de Comunicação e Marketing
da BYD no Brasil. A BYD é a líder mundial no mercado de carros elétricos.
Punder Advogados
Patrícia Punder é fundadora do Punder Advogados, escritório premiado há quatro
anos pelo anuário Análise Advocacia. É coordenadora e professora do curso Liderança ESG, na LEC – The
Compliance Community, considerada a maior comunidade de Compliance do mundo,
onde também coproduziu quatro manuais sobre Compliance editados pela entidade.
É autora do livro Compliance, LGPD, Gestão de Crises e ESG
- Tudo junto e misturado é bom para as empresas e para a sociedade (Arraes Editores/2023). Tem sólida experiência no Brasil e na América
Latina na implementação de Programas de Governança e Compliance, e gestão na
condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o
Departamento de Justiça e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos,
e no Brasil, junto à AGU, CADE e TCU. Patrícia Punder é expert internacional em Compliance, LGPD e ESG.
Barões Brand Publishing
Paulo Henrique Ferreira é Sócio-fundador
e diretor-executivo da Barões Brand Publishing, a primeira empresa brasileira
especializada em brand publishing. A Barões tem em seu portfólio marcas como
ENGIE, Embratel, Marfrig, QuintoAndar, Fundação Dom Cabral, Cooxupé, entre
outras empresas líderes em seus segmentos - inclusive na comunicação editorial.
Com mais de 20 anos de experiência como publisher digital, PH construiu sua
carreira no LANCE!, Movile, FSB, entre outras organizações, antes de fundar a
Barões em 2017. É mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a
pioneira dissertação "Notícias no celular: uma introdução ao tema"
(2005). É autor do livro "Brand Publishing e Transição Midiática"
(2023).
Itaú
Sócia e Superintendente de
Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, é jornalista e atua há 20 anos em
comunicação. Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como
Novartis, Johnson & Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação,
relacionamento com stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando
no cuidado de pacientes, no Brasil e na América Latina. Por quatro anos,
mergulhou no universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de
engajamento com a comunidade, como diretora da 99, primeiro unicórnio
brasileiro, e da Unico IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura,
pela FESPSP; possui MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e
especialização em Economia e Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.
Academia ACI
Rebeca Toyama é Fundadora da Academia
ACI e porta-voz no Programa Liderança com Impacto da ONU, palestrante e
Mentora especialista em liderança e futuro do trabalho, Mestre em Psicologia
Clínica e Administradora. Além disso, é autora do best seller "Carreira
Saudável" e "Histórias que Transformam" e integra o corpo
docente da pós-graduação da ALUBRAT, da Galícia Educação, da Universidade
Fenabrave e do Instituto Filantropia.
Consultor em Comunicação Corporativa
Renato Acciarto é Consultor de Comunicação Corporativa com especialidade no Gerenciamento de Crises e Ampliação Reputacional. É jornalista, pós-graduado em Gestão pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com MBA em Marketing pela ESPM. Foi repórter e editor n0 jornal Gazeta Mercantil e exerceu a gerência de Comunicação Corporativa em multinacionais como Mercedes-Benz, General Motors (Brasil e EUA) e Volkswagen. Na GM, atuou na equipe de Mídias Sociais e Reputação Corporativa na matriz, em Detroit. Na Volkswagen, foi responsável pela criação de uma rede de influenciadores digitais e pela digitalização da Comunicação Interna da empresa.
Novo Nordisk
Ricardo
Castellani é Gerente Sênior de Comunicação da Novo Nordisk, jornalista com
especialização em influência digital e MBA em Gestão da Comunicação
Empresarial. Atual responsável pela comunicação corporativa da Novo Nordisk no
Brasil, com experiência em grandes organizações, como Whirlpool, Nidec,
Paranapanema e Fundação Iochpe. Na Magneti Marelli, coordenou o programa global
de sustentabilidade do grupo. Foi diretor do capítulo Aberje Santa Catarina.
Prospectiva
Ricardo Torreglosa lidera há dois anos e meio a área responsável pela elaboração de
estratégias integradas de Public Affairs na Prospectiva. Com mais de 20 anos de
experiência em Comunicação Corporativa, acumula passagens por Ford Motor
Company, Santander Brasil e GPA, além das agências XCOM e FSB. O profissional é
formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com
pós-graduação em Marketing pela ESPM e certificação em Finanças pela Saint Paul
Business School.
Intel
Roberta Knijnik é Diretora Estratégica de Contas, Vendas e Marketing para Américas, responsável pelas estratégias de negócios da Intel para a Dell Tecnologies nas Américas. Roberta possui ampla experiência internacional e mais de 16 anos nas áreas de Vendas e Marketing, com foco em Relacionamento com o Cliente, Gestão e Negociação, Planejamento e Criação da Estratégia de Marketing e Vendas. Apaixonada por diversidade e inclusão, Roberta é colunista no Tecmundo e atua como porta voz de D&I da Intel para Américas.
SPIC Brasil
Diretor de Comunicação e Relações
Institucionais da SPIC Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em
comunicação corporativa, planejamento estratégico e desenvolvimento de
negócios, Roberto acumula passagens em grandes empresas do setor de energia,
papel e celulose e consultoria. É mestre e doutorando em Administração de
Empresas na EAESP-FGV, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e
pós-graduação em Tópicos Avançados em Decisões Financeiras e Políticas
Corporativas pela Universidade de La Verne (EUA).
Sinapse
Rodrigo Cogo é Diretor e Curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria,, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. No tema específico deste painel, teve forte experiência em consultoria e diagnósticos de comunicação e relacionamento para clientes como Goodyear, HP, Rhodia, Schincariol, Embraer, Telefonica, Caixa e Mapfre, através da Ideafix Pesquisas Corporativas, e também integrou a área de Pesquisas da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
1 Papo Reto
Magalu
Tiago
Augusto é Gerente Sênior de Comunicação Interna e Marca Empregadora do Magalu. Jornalista,
com pós-graduação em gestão da comunicação, assessoria e marketing, possui mais
de 20 anos de experiência no mundo corporativo. Com diversas formações em
employer branding e employeé experience, liderou projetos inovadores em algumas
das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Palestrante e especialista em
comunicação interna, já trabalhou com diferentes plataformas de rádio,
televisão e internet, produzindo de podcasts a vídeo-documentários na área. É
professor do curso de Comunicação Interna e Employer Branding na I Love My Job
e membro do Comitê de Lideranças em Comunicação (CLIC) Brasil.