Programação
30 de agosto de 2023
18h30 - 20h
TOP Mega Brasil
Coquetel de confraternização
20h - 20h30
Quarteto de Cordas da Orquestra de Heliópolis (Instituto Baccarelli)
20h30 - 22h
Solenidade de entrega do TOP Mega Brasil
*Para participar, do evento, acesse a ficha de inscrição e adquira o ticket à parte.
31 de agosto de 2023
08h45 - 09h15
Recepção e Credenciamento/Welcome Coffe
09h30 - 11h30
Fórum do Pensamento
Título do painel: A regulação das mídias digitais – censura e limites à liberdade de expressão ou uso racional e civilizatório da Internet?
Convidado: Orlando Silva, Deputado Federal PCdoB, relator do PL 2630/20 das Fake News.
Debate:
Título do painel: A responsabilidade social e o impacto no ambiente de negócios gerados pelo conteúdo digital produzido pelas empresas
Convidados: Eduardo Tessler, Jornalista Sócio-diretor do Mídia Mundo; Juliana Albuquerque, Vice-presidente Executiva do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e Solano de Camargo, Presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB/SP.
Mediação: Elisa Prado, Palestrante, Professora e Escritora.
11h30 - 11h40
Intervalo Técnico
11h40 - 12h55
Painel de Debate 1
Tema: Como engajar e mudar comportamentos
Título do painel: As estratégias de comunicação que ajudam a transformar a saúde no Brasil
Convidados: Ana Beatriz Valim, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Medtronic Brasil; Cristiane Santos Blanch, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer; Diego Iraheta, Líder do time de conteúdo e o creators hub da healthtech Alice e Thaís Camargo, Gerente de Comunicação Institucional do Einstein.
Mediação: Natalia Cuminale, diretora de conteúdo e CEO do Futuro da Saúde.
12h55 - 14h25
Almoço (não incluído)
14h25 - 15h40
Painel de Debate 2
Tema: Diversidade/Equidade/Inclusão
Convidados: Clara Bicalho, Especialista de Diversidade e Inclusão da MRV; Eliane De Mitry, Gerente de Recursos Humanos da SAP e Marina Lima, HR Business Partner da Dow.
Mediação: Patricia Salvatori, Fundadora da Mundo im.Perfeito e da Rede Mães Atípicas.
15h40 - 16h
Coffe break
16h - 17h15
Painel de Debate 3
Tema: ESG e Cidadania
Título do painel: O compromisso Social das empresas na transformação do Brasil
Convidados: Edilson Ventureli, CEO do Instituto Bacarelli; Josemara Tsuruoka, Head de Marketing Institucional da EMS e Marcus Brier, Diretor de Comunicação Corporativa da Stellantis.
Mediação: Priscilla Staell, Consultora de Comunicação.
17h15 - 17h25
Intervalo Técnico
17h25 - 18h40
Painel de Debate 4
Tema: Redes Sociais
Título do painel: Como a Comunicação Corporativa pode maximizar o desempenho das marcas nas redes sociais? Os melhores caminhos e as melhores práticas.
Convidados: Rodrigo Vilar, executivo C-Level da Novonor e Leticia Afonso, Consultora de Comunicação Corporativa da Bayer.
Mediação: Carlos Carvalho, Sócio-diretor da consultoria Carmim Comunicação e Cultura e Consultor da agência Temple em projetos de ESG, comunicação com territórios e Amazônia.
18h40 - 18h50
Intervalo Técnico
18h50 - 19h50
Prêmio Personalidade da Comunicação
Homenageado: Mauricio de Sousa, Autor e Empresário de quadrinhos, pai da Mônica
19h50 - 21h00
Coquetel
01 de setembro de 2023
08h45 - 09h
Recepção
09h - 11h
Arena da Inovação
Tema: Inteligência Artificial
Título do painel: Mitos, Ficções e realidade - Como a Inteligência Artificial pode acelerar a comunicação, sem perder a humanidade.
Convidados: Lawrence Chung Koo, Professor da PUC/SP; Lucia Santaella, Escritora e Pesquisadora 1A do CNPq e Marcos Silva, Pós-Doutorado em Psicologia Social.
Mediação: Mariana Rosa, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Hotmart.
11h - 11h20
Coffe break
11h20 - 12h35
Painel de Debate 5
Tema: ESG e Responsabilidade Social
Título do painel: Como a comunicação tem atuado na consolidação dos princípios da agenda ESG para empresas e sociedade?
Convidados: Daniela Kraemer, Head de ESG da General Motors América do Sul; Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados e Pâmela Vaiano, Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco.
Mediação: Estevam Pereira, Sócio-fundador
do grupo report.
12h35 - 14h00
Almoço (não incluído)
14h00 - 15h15
Painel de Debate 6
Tema: Experiência de Marca
Título do painel: A convergência de Comunicação e Marketing no avanço dos negócios
Convidados: Bruno Rossini, Diretor de Comunicação e Relações Públicas do QuintoAndar; Mariana Fulep, Líder de Comunicação Digital na equipe de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau e Tatiana Regadas, Gerente de Conteúdo da Weber Shandwick.
Mediação: Renata Nascimento, Gerente de Comunicação Interna e Corporativa, Relações com a Imprensa e Sustentabilidade da Volkswagen.
15h15 - 15h35
Coffe break
Convidados: Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para América Latina; Helen Garcia, Sócia e Diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale e Marcel Dellabarba, Diretor de Relações Públicas e Comunicação Interna da Samsung para América Latina.
Mediação: Nelson Silveira, Consultor de Comunicação.
16h50 - 17h
Intervalo Técnico
17h - 18h15
Painel de Debate 8
Tema: Diálogo Social e Comunicação com Comunidades
Título do painel: As marcas são globais, mas as crises começam locais - por que a comunicação com comunidades persiste como desafio à gestão da reputação das marcas?
Acompanhe a transmissão do TOP Mega Brasil 2023, do Prêmio Personalidade da Comunicação e Arena da Inovação pelo canal do YouTube da Mega Brasil!
Inscrições encerradasPalestrantes
Temple
Sócio-diretor
da Temple, consultoria de comunicação e diálogo social baseada na Amazônia e
atualmente com projetos em 10 estados brasileiros. Atua há 25 anos em
iniciativas de comunicação aplicadas a contextos de transformações sociais
relacionadas a projetos de mineração, energia, logística e
sustentabilidade. Tem a carreira voltada para a área de comunicação comunitária
e diálogo social em atividades de interface direta entre empresas e
comunidades.
Medtronic Brasil
Ana
Beatriz Ansarah Valim, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Medtronic
Brasil, tem mais de 20 anos de carreira e cinco anos de experiência no setor da
saúde. Na Medtronic, maior empresa de dispositivos médicos do mundo, é
responsável por Comunicação Interna, Externa e Digital. Antes de ingressar na
empresa, ocupou a posição de Gerente de Comunicação para a América Latina da norte-americana Solenis, indústria química. Trabalhou ainda na Rhodia, Sodexo,
Mercedes-Benz e BASF, sempre na área de Comunicação.
Ana
Beatriz é jornalista, formada pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado
(FIAM), possui pós-graduação em Comunicação Empresarial pela ESPM e
especialização em Marketing pela FGV.
É
apaixonada por Gestão da Reputação e Mensuração de Resultados em Comunicação.
Hospital Einstein
Anderson
Moço é gestor de comunicação corporativa e um apaixonado por marcas, suas
histórias e narrativas. Atualmente é responsável pelo núcleo de marca, conteúdo
e plataformas do Hospital Israelita Albert Einstein. Formado em Jornalismo pela
PUC-Campinas e com MBA pela Business School São Paulo, tem dezessete anos de
carreira, inicialmente editor em importantes veículos de imprensa e gerente de
comunicação para algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo.
QuintoAndar
Bruno Rossini é o Diretor de Comunicação e Relações Públicas do Grupo QuintoAndar. Com quase 2 décadas de experiência em funções de comunicação corporativa e relações públicas, o executivo reúne passagens de destaque pela Netflix, Facebook, CA Technologies, Symantec e pela Burson-Marsteller, liderando iniciativas e equipes de comunicação.Rossini é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e possui MBA em Comunicação de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
Carmim Comunicação
Carlos Henrique Carvalho é
graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Sócio diretor da consultoria Carmim Comunicação e Cultura, consultor da agência
Temple em projetos de ESG, comunicação com territórios e Amazônia. Entre 2002 e
2023 esteve à frente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação –
Abracom, como presidente-executivo. Palestrante sobre comunicação em eventos
empresariais e acadêmicos, tem especialização em gestão de comunicação
corporativa em curso realizado pela Fundação Dom Cabral em turma exclusiva para
a Abracom. Foi diretor, roteirista, editor e produtor de programas de TV nas
redes Cultura, Record, Sesc/Senac e Gazeta, dirigiu o programa Modernidade, na
TV Senac, apresentado pelo filósofo Mario Sergio Cortella. Entre 1989 e 1992
integrou a equipe de comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luiza
Erundina. Iniciou a carreira em projetos de comunicação e vídeo ligados às
pastorais sociais da Arquidiocese de São Paulo e da CNBB e em movimentos
populares de moradia, habitação, saúde e reforma agrária.
Intel
Head de comunicação da Intel para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em marketing digital, endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além de desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna, Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com públicos estratégicos. Possui experiência em diversos segmentos da indústria de tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo, entretenimento, energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) e líder do programa de voluntariado corporativo, Intel Involved, ambos no Brasil.
MRV
Como especialista
de D&I, Clara busca trabalhar para que ações genuinamente diversas e
inclusivas façam parte da cultura organizacional e que todas as pessoas possam
trabalhar em um ambiente seguro, diverso e inclusivo. Sua atuação tem foco no
desenvolvimento de habilidades humanas e socioemocionais, sensibilizando as
lideranças e demais colaboradores em relação a temática.
Graduada em Psicologia
com especialização em Gestão de Pessoas e Comunicação Diversidade e Inclusão. Trabalhou
no segmento de mineração, siderurgia e construção civil.
Possui mais
de 8 anos de carreira na qual pode atuar com atividades de atração de talentos,
treinamento e desenvolvimento, carreira e sucessão, Employer branding e
Diversidade e inclusão.
Pfizer
Cristiane
Santos Blanch possui 28 anos de experiência profissional nas áreas de saúde e de
tecnologia. Atualmente, é Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da
Pfizer, responsável pelas iniciativas da companhia em Relações Públicas,
Relações Governamentais, Relações com a Mídia, Responsabilidade Corporativa,
Imagem Corporativa, Comunicação Digital e Relações com Pacientes. Com ampla
experiência em fusões e aquisições, gestão de crise, relacionamento
governamental e gestão de cultura organizacional, a profissional lidera a
frente de Diversidade de Gênero da Pfizer para o Brasil e atua como Conselheira
da Aberje.
É
formada em jornalismo pela Universidade FIAM, pós-graduada em Gestão
Estratégica em Relações Públicas e Comunicação na Universidade de São Paulo
(USP) e tem especialização em Comunicação pela Syracuse University School of
Public Relations NY e Aberje.
General Motors
Graduada em Comunicação
Social com ênfase em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, Daniela possui especializações em Comunicação em ESG,
Gestão de Marcas, Marketing e Gestão empresarial.
Atualmente,
é
Daniela também representa a General Motors ocupando
cargos como Diretora FIERGS/CIERGS, Diretora ACIGRA e Conselheira Sesi e Senai
Gravataí.
Healthtech Alice
Diego
Iraheta é jornalista com mais de 18 anos de carreira em Conteúdo e mestre em
Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra.
Atualmente,
lidera o time de Conteúdo e o Creators Hub -- squad de criativos -- da
healthtech Alice, uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil (Forbes) e
Startup do Ano em 2022 (Exame). A missão da Alice é tornar o mundo mais
saudável.
Iraheta já foi diretor editorial do HuffPost no Brasil, chefe de reportagem do portal R7.com e editor-chefe da BandNewsFM em Brasília. Também passou por TV Globo, CBN e pela comunicação do Ministério da Saúde.
Instituto Bacarelli
Iniciou seus
estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Estudou regência
coral com Silvio Baccarelli, recebeu ensinamentos teóricos de Sergio de
Vasconcellos Corrêa, violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua
técnica pianística com a concertista Iara Ferraz.
Junto à
Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, se apresentou nas
principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado pela Espanha por
ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Villa Lobos. Em 1998,
com graduação em direito, passa a dirigir o Instituto Baccarelli, associação
civil sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer formação musical e artística
de excelência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social,
proporcionando desenvolvimento pessoal e gerando possibilidades de
profissionalização.
Depois de haver aperfeiçoado sua técnica em
direção orquestral sob a orientação dos Maestros Ira Levin (2004-2005) e
Roberto Tibiriçá (2005-2010), desde 2011 está sob a orientação do Maestro Isaac
Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da OSH-Orquestra Sinfônica
Heliópolis, da qual é o regente adjunto. De 2015 a 2021 ocupou o cargo de
Maestro Titular da OJH-Orquestra Juvenil Heliópolis.
Em 2016
recebeu a comenda da Ordem Cultural Carlos Gomes, na categoria Comendador, por
sua atuação como maestro.
Em 2017 foi
Homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo por sua dedicação à música e a
comunidade.
É Membro da
Diretoria Executiva do Fórum Brasileiro da Ópera, Dança e Música de Concerto.
Mídia Mundo
Eduardo Tessler é jornalista e consultor de
empresas de comunicação, sócio-diretor do Mídia Mundo. Como repórter e editor
trabalhou em IstoÉ, Placar e Zero Hora, além de ter sido correspondente de O Globo na
Itália
por seis anos e Diretor de
Redação do clicRBS - operação digital do Grupo RBS.
Tessler foi consultor e diretor para América
Latina da Innovation Media Consulting, com mais de 40
projetos desenvolvidos em
25 países. Expert em transformação digital de veículos de comunicação,
liderou projetos no
Corriere della Sera (Itália),
Expresso (Portugal), El Comércio (Equador), El
Mundo (Espanha) e O
Globo (Brasil), entre outros.
Desde 2017 trabalha com sua própria consultoria, Mídia Mundo, com
forte atuação na América
Latina, Portugal e Espanha.
SAP
Eliane DeMitry é gerente de RH da SAP, onde está há mais de 18 anos e é líder do projeto Autism at Work, que estimula a contratação de pessoas com autismo na SAP. A profissional também teve passagem pelas empresas VR Group e Ultragaz, sempre atuando no setor de recursos humanos e especializada em Consultoria de RH, Gestão, Planejamento de Sucessão e Desenvolvimento Organizacional.
Professora
Profissional de comunicação há mais de 30
anos, atuou até o início deste ano de 2023 como Diretora de Comunicação
Corporativa da Telefônica Brasil, dona da marca Vivo.
Graduou-se em Comunicação Social pela PUC de
Campinas e é pós-graduada em Marketing na ESPM com especialização em
comunicação com stakeholders na Syracuse Universtiy. Foi diretora de
comunicação no Deutsche Bank e Tetra Pak, além de ter atuado em agências de
publicidade e relações públicas como AAB, Ogilvy & Mather e Grupo TV1.
É membro do Conselho Consultivo da ABERJE,
que organiza e regula a comunicação corporativa no Brasil e é professora da
ESPM no Master de Comunicação Transmídia, na cadeira de Prevenção e
Gerenciamento de Crises.
Em 2014, lançou seu primeiro livro – Imagem e
Reputação na era da Transparência. Em 2017, lançou o segundo, sobre o tema
Gestão de Reputação - Riscos, Crise e Imagem Corporativa. Em 2022, lançou seu
terceiro título - Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das
empresas líderes em ESG no Brasil.
Grupo Report
Jornalista
graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Sócio-fundador da report.
MBA em Gestão para a Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou
nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e na revista Veja.
Integrou a equipe de tradução das diretrizes da Global Reporting Initiative
para o português e participou da consulta para revisão da norma de verificação
AA1000.
Grupo Trama Reputale
Comunicadora,
mãe, apaixonada por causas e propósitos. Pós-graduada em Redes Digitais e
Sustentabilidade pela ECA-USP, é jornalista pela Universidade Metodista de São
Paulo. Possui especializações em comunicação empresarial pela ESPM e em Gestão
de Comunicação Hipermídia. É facilitadora Design Thinker e Pratictioner em PNL.
Com mais de 25 anos de experiência em consultoria de Comunicação e Relações
Públicas, já atendeu contas de diversos portes e segmentos. É sócia do Grupo
Trama Reputale e atualmente é responsável por estratégias de Comunicação
Integrada e Reputação Digital. É também professora de cursos de pós-graduação
da Universidade Metodista de São Paulo e do Senac São Paulo, onde ministra
disciplinas como Gestão de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos em
Comunicação. Possui diversas certificações como Google Adwords, Facebook
Blueprint (Facebook Ads) e Resultados Digitais (automação e marketing).
Colaborou com a redação do 4º. Caderno de Comunicação Organizacional “Por que
Investir em Comunicação Interna”, organizado pelo Grupo de Comunicação Interna
da Abracom. É também coautora dos e-books “Para Entender as Mídias Sociais 2” e
“Para Entender as Mídias Sociais 3”.
Petrobras
Engenheiro civil e Mestre em sistema de gestão em
Responsabilidade Social pela UFF, com ênfase em diversidade e inclusão. Gerente
de Responsabilidade Social da Petrobras para as áreas de refino, gás e energia,
gaslub, logística e cenpes. Experiência em gestão de projetos sociais,
elaboração de diagnóstico socioeconômico, produção conteúdo em RS e no
relacionamento com comunidades. 10 anos no segmento de Responsabilidade Social.
EMS
Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas e com
pós-graduação em Marketing pela FAAP e MBA pela EBS (European
Business School), na Alemanha. Possui mais de 20 anos de experiência
profissional nas áreas de Comunicação e Marketing, obtidos em grandes empresas
como a farmacêutica EMS, Claro, Hospital Israelita
Albert Einstein e Cervejarias Kaiser (Heineken Brasil). Residiu na Holanda,
onde fez a pesquisa “O poder do Marketing Social na atualidade” para conclusão
do curso de pós-graduação. Atualmente, é head de Marketing Institucional na
EMS, sendo responsável pelo escopo “Social” da agenda ESG da empresa, e também
por sustentabilidade, assessoria de imprensa, gerenciamento de crises,
branding, patrocínios e Memorial Emiliano Sanchez, instalado nas dependências
da empresa, em Hortolândia (SP).
Conar
Advogada
formada pela PUC/SP, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos e Pós-Graduada em
Direito Constitucional (ambos pela PUC/SP). Atua desde 2001 junto ao Conselho
de Ética do CONAR e junto a Diretoria da entidade de brasileira autorregulação
da publicidade, participando, ainda, de discussões em eventos nacionais e
internacionais acerca dos aspectos prioritários e emergentes da regulamentação
da publicidade.
PUC/SP
Futurista
e professor-doutor em Comunicação. Graduado em Engenharia Mecânica pelo ITA,
Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, é Pós-doutoradi em
Relações Públicas, Propaganda e Turismo, pela ECA/USP; Especialista em
Administração pela FGV/CEAG, com especialização em Marketing Analysis and
Planning, pelo The Wharton School University of Pennsylvania. É professor da
PUC-SP, Consultor e Executivo da IBM Brasil entre 1973 e 1996 quando também
integrou o laboratório de desenvolvimento da plataforma Watson. Tem experiência
na área de Semiótica, Gestão Estratégica, Gestão de TI, Ciência da Computação,
com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente em Planejamento
Estratégico, Web 3.0 e 4.0, Comunicação, Internet, Automação, Game Based Learning,
Gestão de Projeto e Processos, Pesquisa de Mercado e
Governança em TI.
Bayer
Experiência de mais de 10 anos trabalhando com Responsabilidade Social Corporativa Comunicação e Facilities em empresas multinacionais de grande porte dos setores agrícola e farmacêutico. Publicitária, especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Unilever
Lilian é graduada em
Letras, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações
públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP), pelo MBA Aberje-Eseg
e pela Concordia University (Canadá). Possui certificação internacional em
Employer Branding Leadership pelo EBI (Employer Branding Institute – Austrália)
e formação em Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Com mais de 20
anos de experiência profissional, Lilian atuou na gerência de comunicação e
marketing do Grupo Cia de Talentos, da ATMO Mídia Digital e da Mattel Brasil.
Foi consultora de comunicação, cultura e marca empregadora na Ideafix Pesquisa
e Inteligência Corporativa. Atualmente é responsável pela Comunicacao
Corporativa da Unilever Brasil, além de professora de Comunicação e Marca
Empregadora na ESPM, Aberje e FIA Business School em São Paulo.
USP/CNPq
Lucia é uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento de Charles Peirce no Brasil, contando com mais de 40 livros publicados. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC-SP. Santaella é graduada em Letras, pesquisadora 1A do CNPq, com doutoramento em Teoria Literária na PUC/SP, e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP.
Samsung
Diretor
de Relações Públicas e Comunicação Interna da Samsung para América Latina, é
responsável por liderar a comunicação regional da companhia e garantir o
alinhamento da estratégia com a matriz coreana. Formado em jornalismo, com MBA
Executivo OneMBA pela Fundação Getúlio Vargas e Master em Marketing pela ESPM,
Marcel possui 20 anos de experiência em Comunicação e Relações Públicas,
passando por empresas como Edelman, Mercedes-Benz e Honda. Desenvolveu na
Samsung o Data Driven PR, área de business intelligence responsável por cruzar insights para gerar novas ações
de PR para contribuir com os negócios da Samsung LATAM.
ESPM
Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (UNESP). Desenvolve pesquisas em Filosofia com ênfase em Bioética, Pensamento Ciborgue, Transhumanismo e Pós-humanismo.
Stellantis
Marcus Brier
é Diretor de Comunicação Corporativa, Relações Públicas e Filantropia da
Stellantis no Brasil e América do Sul. Formado em jornalismo com pós-graduação
em marketing, atuou como repórter na Revista Quatro Rodas e editor na rádio
Gazeta e jornal Gazeta Esportiva. Ingressou na área de comunicação
institucional de multinacionais do setor automotivo, sendo Coordenador de
comunicação na Mercedes-Benz, Gerente de imprensa na Mitsubishi e Diretor de Comunicação e Eventos para Peugeot e Citroën.
Gerdau
Executiva de Comunicação e Líder de Comunicação Digital na equipe de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais multinacionais do país. Mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa em empresas nacionais e multinacionais de segmentos variados (Farmacêutica, Serviços, Indústria). Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP-SP), possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP-SP).
Hotmart
Mariana Rosa é Gerente Sênior de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Hotmart, empresa global de
tecnologia focada na Creator Economy (Economia Criativa). Possui mais de 20
anos de experiência em Comunicação e Responsabilidade Social em empresas, e
também é professora da Fundação Dom Cabral, mestranda em Educação pela USP e
fundadora do Instituto Cáue - Redes de Inclusão.
Arcos Dorados
Mariana Scalzo é Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que representa o McDonald’s na América Latina e Caribe. Em 25 anos de carreira, a executiva tem passagens pelo Grupo Boticário, onde liderou a área de assuntos institucionais e comunicação corporativa, e pela Odebrecht, onde respondeu pela diretoria de comunicação do estádio do Maracanã, além de redações das editoras Globo e Abril e Folha de S.Paulo. Mariana foi premiada pela ONU Mulheres pela campanha Com Você eu Jogo Melhor, em prol da equidade feminina, e pela Aberje, por ações de comunicação interna. Em 2020, foi TOP 5 entre os executivos de comunicação do País pela Mega Brasil.
Dow
Com dez anos de experiência
na área de Recursos Humanos, Marina atua na Dow como HR Business Partner e como
investigadora para casos de ética a nível América Latina. Além dessas
responsabilidades, atua desde 2022 como co-líder da rede de afinidade “Disability
Employee Network”, que aborda a inclusão das pessoas com deficiência na empresa
e no mercado de trabalho em geral. Marina
possui graduação em Psicologia e Biologia pela Swarthmore College (2009) e
mestrado em Psicologia pela Universidade da Pensilvânia (2011). Em 2017,
concluiu seu MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FIA Business School e,
atualmente, cursa Direito na Universidade FMU, com previsão de conclusão em
2024.
Futuro da Saúde
É jornalista especializada em saúde, com mais de uma década
de atuação na área. Trabalhou como repórter de saúde em Veja, onde publicou
diversas capas e reportagens especiais. Foi âncora do programa em vídeo Veja
Saúde. Ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Abril
de Jornalismo, o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria,
o Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e o Prêmio
Especialistas, na categoria Saúde, da revista Negócios da Comunicação, e foi
apontada entre os TOP 25 jornalistas de saúde do país pelo Prêmio Einstein +
Admirados da Imprensa de Saúde por dois anos consecutivos. Fez cursos de
liderança executiva sobre desenvolvimento infantil e novas fronteiras nos
cuidados com a saúde na Universidade de Harvard, em Boston, de residência em
Jornalismo de Saúde na Mayo Clinic, em Jacksonville, e de gestão da inovação na
Warwick Business School, em Londres. Natalia é criadora do Futuro Da Saúde, um
espaço para se informar sobre os desafios da saúde de forma compreensível e com
credibilidade.
Consultor de Comunicação
Ele foi Presidente do Conselho Deliberativo da Associação
Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) entre dezembro de 2022 e junho
de 2023 e membro do board desde julho de 2015.
Silveira foi apontado como um dos PRs mais influentes do mundo
e teve seu nome incluído nas edições de 2016 e 2017 do PR Week Global
Powerbook.
Silveira foi eleito Comunicador do Ano Aberje em 2016 e
2018.
Deputado
Orlando
Silva foi o primeiro presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE),
ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma, vereador em São Paulo e está em
seu terceiro mandato como deputado federal pelo PCdoB. Na Câmara, foi líder do
partido, presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos
e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias . Foi relator da Lei de Migrações,
da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas e, atualmente, é relator do PL de
Combate às Fake News.
Orlando
presidiu a sessão da Câmara que incorporou a Convenção Antirracismo da OEA à
Constituição Federal e é autor das Leis que inscreveram Luiz Gama no Livro dos
Herois da Pátria e como patrono da Abolição no Brasil.
Mundo im.Perfeito
Patricia Salvatori é relações-públicas, pesquisadora, consultora, mãe atípica e ativista. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Fundadora da Mundo im.Perfeito, consultoria em comunicação e diversidade, e da Rede Mães Atípicas, plataforma colaborativa para empoderamento e desenvolvimento profissional de mães de pessoas com deficiência.
Consultora de Comunicação
Priscilla Staell,
jornalista e profissional de comunicação corporativa com 25 anos de experiência
no mercado. Com passagens por grandes empresas como Philip Morris Brasil,
Huawei, Ericsson, Mitsubishi, Mineração Rio do Norte, Volkswagen Caminhões e
Ônibus, CSN, entre outras, durante sua carreira, sempre direcionou sua atuação
para os temas ESG, mesmo em segmentos mais controversos.
Itaú
Pâmela Vaiano, Sócia e Superintendente de Comunicação
Corporativa do Itaú Unibanco, é jornalista e atua há 20 anos em comunicação.
Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como Novartis, Johnson
& Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação, relacionamento com
stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando no cuidado de
pacientes, no Brasil e na América Latina. Por quatro anos, mergulhou no
universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de engajamento com
a comunidade, como diretora da 99, primeiro unicórnio brasileiro, e da Unico
IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura, pela FESPSP; possui
MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e especialização em Economia e
Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.
ID Brasil
Doutora em Arquitetura e Urbanismo e
Especialista em Gestão Pública. Atuou na área de museus da Secretaria da
Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de
Museus (SISEM-SP) e como Coordenadora da Unidade de de Museus (UPPM). Foi
Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando
principalmente no projeto do restauro do Museu do Ipiranga. Foi presidente do
ICOM Brasil (2018-2023). Desde 2020, é Diretora Executiva da organização social
de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da
Língua Portuguesa. É, também, Diretora de Relações Institucionais da Associação
Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc). Em 2022 recebeu a
Medalha Tarsila do Amaral do Governo do Estado de São Paulo.
Volkswagen
Mestre em Comunicação Social, é formada em jornalismo
(Universidade Metodista), pós-graduada em Semiótica Psicanalítica (PUC-SP), com
MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (ESEG/ABERJE) e especialização em Estratégia
de Negócios para Sustentabilidade (Harvard Business School Online). Possui
trajetória profissional de mais de 20 anos nas áreas de Comunicação, Relações
Públicas, Branding e Sustentabilidade. Atualmente lidera as atividades de
Comunicação interna e Eventos corporativos da Volkswagen do Brasil, além de ministrar
aulas de pós-graduação.
Novonor
Diretor de Comunicação & Marketing na holding
Novonor e na controlada OEC – Engenharia & Construção. Com mais de duas décadas
atuando no Brasil e exterior, em agências e empresas de diferentes segmentos,
foi diretor da OLI - Latinvest, investidora e operadora de concessões na
América Latina, com sede em Lima (PE) e, no setor de saneamento, liderou a
diretoria de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade na
companhia estadual Saneantins (TO/BR), hoje um ativo da BRK Ambiental.
Comunicólogo pela Universidade Federal da Bahia, tem formação em programas
internacionais nos Estados Unidos pela Syracuse University e New House School
of Public Communications, ambos em Nova Iorque. Vilar é certificado com o Chief
Marketing Officer Google Academy/Columbia Business School, em Chicago.
OAB/SP
Pós-doutor
pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor e mestre pela
Faculdade de Direito da USP. Doutorado-sanduíche pela Faculdade de Direito da
Universidade do Porto. Bacharel em Direito francês e Master 1 pela Faculdade de
Direito da Universidade de Lyon 3 (Jean Molin). Professor convidado no curso de
pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência
Artificial da OAB-SP. DPO Central da OAB-SP e da CAASP.
Weber Shandwick
Trabalha com
redes sociais há mais de dez anos e, como Gerente de Conteúdo na Weber Shandwick,
atende grandes clientes produzindo conteúdo, mantendo comunidades e
desenvolvendo planos estratégicos para seus canais digitais. Além de análises,
curadoria e posicionamento executivo. Antes, trabalhou na Rede Globo, onde foi
do time de Projetos Especiais do G1, o Portal de notícias da Globo, fazendo a
criação e o acompanhamento tanto editorial quanto comercial das ações. Sua
experiência na empresa também inclui o trabalho com redes sociais e reportagem
do portal e atuação no site Ego, onde ajudou a implementar o projeto de mídias
sociais.
Einstein
Thaís
Camargo é gerente de Comunicação Institucional do Einstein e tem 18 anos de carreira
com forte atuação na área de Saúde. Também conta com experiência nos setores de
Alimentos & Bebidas e Beleza & Lifestyle.
No
Einstein, é responsável pelo relacionamento com stakeholders, gestão de crises
e comunicação digital sob a perspectiva institucional e de reputação.
Formada
em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, a profissional foi
editora-assistente de Vida e Estilo do portal Terra.