Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora
O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto no Centro Cultural Unibes.
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Estação Sumaré – Metrô Linha Verde – São Paulo - SP
O Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas chega, em 2022, à sua 25ª edição como o mais importante e abrangente evento independente, voltado à Comunicação Corporativa 360°, de todo o País. A espinha dorsal de sua programação traz profissionais nacionais e internacionais em torno de temas de vanguarda, em torno de temas ligados a tendências, novos conceitos, novas práticas, casos de sucesso e, claro, tudo isso dentro de um ambiente focado no networking e novos negócios.
Obs.: a programação está sujeita a alterações.
17 de agosto de 2022
18h30 - 22h
TOP Mega Brasil
Cerimônia de entrega e coquetel
*Para participar, do evento, acesse a ficha de inscrição e adquira o ticket à parte.
18 de agosto de 2022
8h45– 9h
Recepção e credenciamento
9h
– 9h45
Apresentação
do Radar Abracom
Márcio Cavalieri,
Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado na Abracom.
9h50
– 10h50
Arena da Inovação
Tema: A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso.
Convidados:
Regina
Monge,
Fundadora e
dirigente do Neurobranding Lab e autora do manual O que é Neurobranding? Entenda como a Conexão entre
Cérebro e Marcas pode impulsionar os resultados e valor de uma Marca.
Gil Giardelli, Professor, escritor e inovador na @5Era, apresentador do programa O Imponderável, na RecordNews e membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro), em Paris, e da World Future Society, em Chicago.
Marcos Silva, Professor da ESPM, Pós-doutorando em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia, (UNESP).
Mediação: Ricardo Cesar, Fundador e CEO do Grupo Ideal, presidente & CEO H+K Latin America.
10h50 – 11h10
Coffee break
11h10 – 13h00
Mesa Redonda 1 - Comunicação
Tema: Comunicação – a nova arma dos povos
originários da Amazônia
Convidados:
Cassuça Benevides Jornalista, sócia da Quartzo Comunicação e coordena a comunicação do Instituto Kabu, dos Kayapó Mekrãgnotí do sudoeste do Pará, desde fevereiro de 2022.
Eric Marky Terena, Jornalista, DJ, especialista em etnomídias e um dos fundadores da Mídia Índia.
Juliana Radler, Idealizadora da Rede Wayuri, do ISA – Instituto Socioambiental do Rio Negro.
Luciene Kaxinawá, primeira repórter indígena para TV, integrante da Rede de Jovens Comunicadores da Coiab – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Mediação:
Leão Serva – Diretor de Jornalismo da TV Cultura.
13h00 – 14h15
Almoço
*Não incluso
14h15 – 15h30
Mesa
Redonda 2 – ESG
Tema:
Diversidade, respeito ambiental e reputação: a saga empresarial para humanizar o
capitalismo
Convidados:
Josemara Tsuruoka, Gerente de Marketing Institucional da farmacêutica EMS.
Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da General Motors América do Sul.
Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados.
15h30 – 15h35
Intervalo técnico
15h35
– 17h00
Mesa
Redonda 3 – Tendências
Tema:
Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para
gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade?
Convidados:
Luciana Sobral, Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil.
Renata Batista, Coordenadora de imprensa do Grupo Energisa.
Ana Paula Batista de Arruda Camargo: Executiva de comunicação e líder de Relações com a Imprensa da Gerdau.
Walter Romano, Gestor de brand publishing na MRV&CO.
Mediação: Paulo Andreoli, Chairman Latin America, CEO e Membro do board global MSL.
17h00 – 17h20
Coffee break
17h20 – 19h00
Mesa Redonda 4 – Influenciadores
Tema: O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas
Convidados:
Leandro Conti; Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart.
Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.
Raphael Negrão; Marketing Manager Brazil da Coda Payments
Mediação: Monica Vac, VP de Inovação, Planejamento Estratégico e Marketing de Influência da MSL Andreoli.
19h15 – 22h00
Prêmio Personalidade da Comunicação
Homenageado: Caco Barcellos
19 de agosto de 2022
9h50– 11h00
Fórum
do Pensamento
Tema: Autoritarismo, intolerância e ameaças à liberdade de imprensa. Qual o futuro do jornalismo nesse contexto?
Convidados :
Fábio Zanini, Editor do Painel da Folha de São Paulo.
Octavio Costa, Presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa.
Ricardo Gandour, Ex-diretor de Redação/Conteúdo de CBN, O Estado de S.Paulo, Diário de S. Paulo, Editora Globo e Publifolha, atual professor da ESPM e Consultor para Projetos Editoriais.
Mediação: Armando Medeiros, Vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública e diretor da LCM Conexão Pública.
11h00 – 11h20
Coffee break
11h20 – 12h40
Mesa
Redonda 5 – Inteligência Artificial
Tema:
Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O
mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a
Ponto.
Convidados:
Luiz Rigo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Boxnet.
Marcel Dellabarba, Gerente Sênior de Relações Públicas da Samsung para América Latina.
Matheus Lombardi, Sócio e Head de Reputação da XP Inc.
Mediação: Tania Magalhães, Executiva de Comunicação, Reputação, Mídias Sociais, Sustentabilidade.
12h40 – 14h00
Almoço
*Não incluso
14h00
– 15h30
Mesa
Redonda 6 – Diversidade/Equidade/Inclusão
Tema:
Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos
diversos
Convidados:
Carolina Figueiredo, Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil.
Ludmila Lavigne, Diretora de Pessoas, Planejamento e Organização da OEC.
Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasill.
Márcia Rocha, Empresária, Conselheira Seccional da OAB/SP, Fundadora e Coordenadora do Projeto Transempregos.
Mediação: Marco Ornellas Psicólogo, Consultor, Coach, Design e diretor de conhecimento e aprendizado na ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos
15h30 – 15h50
Coffee break
15h50
– 17h20
Mesa
Redonda 7 – Imprensa e sociedade
Tema: As novas vozes do Jornalismo e seu impacto no mundo empresarial
Convidados:
Lilian Tahan, Diretora-executiva do Metrópoles.
Mateus Netzel, Diretor-executivo do Poder 360.
Natália Viana, Fundadora da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo.
Mediação: Daniel Bruin, Presidente da Abracom.
CONRERP SP/PR
Relações Públicas pela UEL – Universidade Estadual de
Londrina, iniciou sua carreira na área de Comunicação e Eventos Esportivos como
ferramenta de aproximação e engajamento do públicos e marcas.
Com o objetivo de causar maiores transformações sociais,
iniciou no setor público em 2011 passando pelas esferas municipais e estaduais,
tanto no executivo quanto no legislativo.
Além das Relações Públicas, há mais de 5 anos vem
discutindo a regulamentação do Lobby e das Relações Governamentais para que
haja mais transparência e valorização dos profissionais que desejam atuar nesta
área.
Foi Conselheiro do CONRERP 2 de 2019 a 2021 e
atualmente é o Presidente da entidade de classe que representa os quase 4 mil
Relações Públicas de São Paulo e Paraná.
Gerdau
Executiva de comunicação e lidera Relações com a Imprensa na equipe de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais multinacionais brasileiras. A executiva tem 20 anos de experiência como profissional, tanto em comunicação corporativa quanto em jornalismo, atuando como repórter e editora de agências de notícias especializadas no setor de metais, como Platts e Fastmarkets (antiga Metal Bulletin), além de passagens pela Editora Abril, Portal IG e DCI. Formada em jornalismo pela PUC-SP, possui MBA em Desenvolvimento Humanos de Líderes pela FGV e pós-graduação em marketing pela ESPM.
LCM Comunicação Pública
Especialista em Ciência Política (UFMG) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atuou por mais de 25 anos na área da comunicação pública.
Funcionário do Banco do Brasil, atuou na área de relacionamento institucional com a imprensa, e foi diretor de Comunicação e Marketing (2010-2012). Coordenador do núcleo de comunicação pública da Presidência da República (2003-2009) e da Autoridade Pública Olímpica nos Jogos Rio-2016.
É vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública. Autor de artigos sobre
gestão de riscos, media training e relações entre as organizações e a imprensa.
Presta consultoria e desenvolve projetos especiais na LCM Conexão Pública, em
São Paulo.
Philip Morris Brasil
Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil. Publicitária, pós-graduada em Administração pela FGV e com MBA pela Universidade de Michigan. A executiva possui mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento de novos negócios e produtos, fusões e aquisições e planejamento financeiro. Construiu sua carreira atuando em empresas multinacionais e consultorias, como a Vivo, Booz Allen Hamilton, Whirlpool e Pfizer. Atualmente, é responsável pela área de Estratégia da PMB, contribuindo com a transformação da empresa.
Instituto Kabu
Jornalista,
já trabalhou em rádio, TV, jornal e agências de notícias no Brasil, Reino Unido
e Angola. Foi porta-voz da Agência de Refugiados da ONU (ACNUR) em Angola,
Assessora de Comunicação do PNUD e da Representação da ONU no Brasil, e
Diretora de Comunicação da Embaixada Britânica, em Brasília. Também na capital
federal foi repórter de economia nos jornais O Globo e Dinheiro Vivo, tendo
passagens também pela TV Bandeirantes, EBC e Rádio Jornal do Brasil. Coordenou
projetos sobre Mídia e Amazônia, na ANDI (organização sem fins lucrativos que articula ações
inovadoras em mídia para o desenvolvimento), e trabalhou por oito anos
no Serviço Mundial da BBC, em Londres. É sócia da Quartzo Comunicação e
trabalha há mais de 10 anos em projetos de comunicação ligados à mídia na
Amazônia. Mora em Novo Progresso, onde coordena a comunicação do Instituto
Kabu, dos Kayapó Mekrãgnotí do sudoeste do Pará, desde fevereiro de 2022.
Presidente da Abracom
Presidente da Abracom
Jornalista
Jornalista,
DJ e um dos fundadores da Mídia Índia, canal de comunicação
voltado para pautas indígenas, Eric já exercia a atividade social desde os oito
anos, após a família fundar a Associação dos Moradores Indígenas do Bairro
Guanandi, em Campo Grande. Apesar de nascido na Capital, o jovem dividiu a
infância entre a aldeia que cresceu, em Miranda, e a Capital do Mato Grosso do
Sul. Integrou a Rede Saberes,
projeto que ajuda na permanência de estudantes indígenas na universidade; em
2017 fundou a Mídia Índia, um coletivo de comunicadores indígenas que trabalha
na gestão e proteção territorial indígena e do meio ambiente. Em 2021 participou
da COP 26, em Glasgow, Escócia.
Folha de S.Paulo
Fábio Zanini, Editor do Painel da Folha de
S.Paulo, é jornalista e escritor, com mestrado em Relações Internacionais pela
School of Oriental and African Studies, da Universidade de Londres. Foi
repórter de política e correspondente da Folha, em Londres e Johannesburgo,
editor de internacional e editor de política no mesmo veículo. É autor do livro
Euforia e Fracasso do Brasil Grande, pela Contexto.
RecordNews
Professor, escritor e inovador na @5Era. É difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, inovação, colaboração humana, economia criativa e estudos do futuro. Apresenta o programa O Imponderável, na RecordNews É Membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro), em Paris, e da World Future Society, em Chicago, colabora com o Insper, Fundação Dom Cabral, PUC/RS e nos últimos anos lecionou nos MBAs da ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR e da INEPAD-USP. Estudou Radical Innovation, Social Data, Beyond Innovation no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Future of Talent em Stanford University e Macroshifting Imperial College London.
EMS
Relações Públicas com pós-graduação em Marketing pela FAAP e MBA pela EBS (European Business School), na Alemanha. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de Comunicação Social e Marketing, obtidos em grandes empresas como a farmacêutica EMS, Claro, Hospital Israelita Albert Einstein e Cervejarias Kaiser (Heineken Brasil). Residiu na Holanda, onde fez a pesquisa “O poder do Marketing Social na atualidade” para conclusão do curso de pós-graduação. Atualmente, atua como Gerente de Marketing Institucional na EMS, sendo responsável por sustentabilidade, assessoria de imprensa, gerenciamento de crises, branding e patrocínios.
Rede Wayuri de Comunicação Indígena
Jornalista, integra a equipe do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental (ISA), no
Amazonas, onde é articuladora de políticas socioambientais. Juliana atua como
parceira e articuladora da Rede Wayuri de comunicadores indígenas, junto com a
Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), colaborando na sua
criação em 2017, na mobilização e consolidação do coletivo, baseado no
município mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira (AM).
Hotmart
Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart, empresa global de tecnologia focada na Creator Economy (Economia Criativa). Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e assuntos corporativos, trabalhando em posições de liderança em empresas multinacionais como UnitedHealth Group, Syngenta, Bayer, Philip Morris e Nextel. Leandro é graduado em comunicação pela Universidade Metodista do Brasil.
TV Cultura
Diretor
de Jornalismo da TV Cultura
Metrópoles
Diretora-executiva do Metrópoles. Na direção do portal de notícias desde setembro de 2015, a executiva é formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.
SAP Brasil
Profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Integrada, Jornalismo, Mídias Sociais, Relações Públicas e Sustentabilidade, Luciana Coen é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Comunicação Corporativa pela Syracuse International e Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como repórter e editora de veículos especializados em tecnologia como Computerworld e CIO Magazine. Desde maio de 2014 é diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. Luciana tem experiência nacional e internacional no apoio a empresas em pensar seus negócios a médio e longo prazos e de construção de reputação, interna e externamente. Encara os programas de sustentabilidade e responsabilidade social como parte dessa construção, tendo participado de projetos na Índia, Moçambique, Amazônia, entre outros. Nos últimos dois anos, Luciana vem se dedicando a falar do tema Saúde Mental no mundo corporativo, conseguindo reduzir o estigma ao redor deste tema em ambientes de alta competitividade. É conselheira em diversas organizações.
Janssen Brasil
Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero com especialização em Comunicação Corporativa e Gestão de Crises pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciana ingressou na Janssen em 2017 e é responsável pela liderança da Comunicação Externa e Interna, no cargo de Diretora de Comunicação e Public Affairs. Ela desempenha um papel fundamental para maximizar a reputação da Janssen, contribuindo para um ambiente positivo aos negócios no Brasil, bem como transformar a comunicação interna em uma ferramenta eficaz para o engajamento dos colegas. Luciana traz 20 anos de experiência no setor de saúde, com histórico em cobertura de mídia para jornal diário, relações públicas e planejamento estratégico de reputação.
Rede de Jovens Comunicadores da Coiab
Primeira repórter indígena para TV. Pertencente ao povo Huni Kuin (povo verdadeiro) da etnia Kaxinawá, que vive na região do norte do Brasil e na fronteira com o Peru. Jornalista desde 2014, iniciou na profissão aos 18 anos como repórter em um canal temático da região Norte. Em sua trajetória, além de repórter, Luciene passou pela produção de conteúdo, edição de imagens e também chegou a ser apresentadora e supervisora de imagem em uma emissora afiliada à Rede Globo em Rondônia. Em 2020 foi correspondente na Amazônia pela CNN Brasil e colaborou com a revista VOGUE Brasil em uma edição especial sobre Amazônia
OEC
Diretora de Pessoas, Planejamento e Organização da OEC. Psicóloga, formada pela Universidade Federal da Bahia em 2001, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV (RJ) e em Finanças pela FIPECAFI. Na área de Recursos Humanos, atuou nos mercados de consultoria, hospitalar, indústria, óleo e gás, Real State e agroindustrial. Trabalhou na ABB (Asea Brown Boveri) e em seguida desenvolveu sua carreira no Grupo Novonor, onde atuou por 4 anos na CNO, 11 anos na Ocyan, 2 anos e meio na OR e 1 ano na Atvos, tendo liderado as diversas disciplinas da área de Pessoas, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade e Comunicação. Na área social, liderou a criação e implantação do Programa Escola em Ação em Macaé (parceria com a UNESCO, Abrindo Espaços). De 2013 a 2017, em parceria com a Saúde Criança, implantou ações em apoio ao setor de Onco-hematologia Pediátrica do Hospital Federal da Lagoa (Rio de Janeiro) e entre 2017 e 2018 representou a OR no programa social em apoio à Associação Maria Helen Drexell (São Paulo).
Boxnet
Formado em Propaganda e Marketing, possui mais de 20 anos de experiência como gestor de áreas estratégicas em grandes organizações. Acumula ampla experiência, com passagens pela indústria, veículos de comunicação e agências de publicidade. Há 7 anos dirige a área de desenvolvimento de negócios e relações institucionais da Boxnet.
Samsung
Gerente Sênior de Relações Públicas da Samsung para América Latina. Formado em jornalismo, com Master em Marketing pela ESPM e MBA Executivo OneMBA pela Fundação Getúlio Vargas, Marcel possui 20 anos de experiência em Comunicação e Relações Públicas, passando por empresas como Edelman, Mercedes-Benz e Honda. Na Samsung América Latina há três anos, Marcel possui o desafio de liderar a comunicação regional da companhia e garantir o alinhamento da estratégia com a matriz coreana. Há dois anos, criou a área de Data Driven PR, responsável por aprimorar e desenvolver novos relatórios de acompanhamento das ações de comunicação, além de gerar insights para novas ações e negócios da Samsung LATAM e matriz.
ABRH
Psicólogo, Consultor, Coach, Design Thinker e Outsider, Mestre em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor do Chile e Escuela Matriztica do Chile, Diretor de Conhecimento ABRH-SP, CEO Ornellas Consulting e Academy, Autor dos Livros DesigneRHs para um Novo Mundo, Uma nova (des)ordem organizacional e Ensaios por uma organização consciente.
ESPM
Pós-doutorando em Psicologia Social, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Doutor em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia, pela UNESP; Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção; Graduado em Pedagogia, pela UNIVESP; Professor de Filosofia da Comunicação (nos Cursos de Jornalismo, Comunicação e Propaganda), Professor de Pensamento Contemporâneo (Curso de Sistemas de Informação), Professor de Pós-humanismo e Relações Étnicos Raciais (disciplinas eletivas), na
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Pesquisador de Negócios de Impacto Social, também na ESPM. Docente Permanente no Mestrado Profissional em Filosofia, na Universidade Federal do ABC – UFABC; Professor de Filosofia em Educação Básica II, na Escola Estadual Parque Marajoara-II. SEE-SP Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos temas de Filosofia Geral, Educação, Comunicação, Currículo na Educação Básica, Metodologia de Pesquisa, Filosofia Africana e Afro-Brasileira, no NEABI- Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros. Pesquisador também nas áreas de Sofrimento; Dor, Angústia, Melancolia e Banzo
Arcos Dorados
Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que representa o McDonald’s na América Latina e Caribe. Em 25 anos de carreira, a executiva tem passagens pelo Grupo Boticário, onde liderou a área de assuntos institucionais e comunicação corporativa, e pela Odebrecht, onde respondeu pela diretoria de comunicação do estádio do Maracanã, além de redações das editoras Globo e Abril e Folha de S.Paulo. Mariana foi premiada pela ONU Mulheres pela campanha Com Você eu Jogo Melhor, em prol da equidade feminina, e pela Aberje, por ações de comunicação interna. Em 2020, foi TOP 5 entre os executivos de comunicação do País pela Mega Brasil.
Poder 360
Diretor-executivo do Poder 360. Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua carreira no Poder360 como repórter, na cobertura do Congresso Nacional. Participou de investigações internacionais como Panama Papers e Paradise Papers. Foi editor-assistente e secretário de Redação antes de assumir a direção executiva.
XP Inc.
Responsável pela estratégia de comunicação da XP Inc., uma das maiores e mais reconhecidas empresas brasileiras. Em 2020, venceu o Top Mega Brasil, que reconhece os principais profissionais do setor, sagrando-se como Executivo de Comunicação Corporativa do ano na categoria Nacional. Ao longo de quase 20 anos de carreira, teve passagens de sucesso por empresas como BTG Pactual, Banco PAN, FSB e UOL, entre outras. É especializado em estratégia de comunicação, gestão de crise, redes sociais e conteúdo digital.
MSL Andreoli
Formada em
Comunicação Social, na FAAP; cursou Ciências Sociais, na USP, Jornalismo,
na FIAM e está fazendo pós-graduação em Psicologia Simbólica. Trabalha em
Comunicação há 30 anos. Uma década em TV, Rádio e Revista e 20 anos em agências
de Relações Públicas. Nessas duas décadas, atuou sempre em grandes agências,
multinacionais, gerando e gerindo equipes e projetos a clientes de todos os
setores da indústria do consumo, entretenimento, turismo, saúde, alimentos, tecnologia,
hotelaria e muito mais.
Hoje,
é VP de Inovação, Planejamento Estratégico e Marketing de Influência na
Publicis Consultants, respondendo diretamente ao Paulo Andreoli para
questões estratégicas de clientes. Liderou a agência Zeno, do Grupo Edelman, no
Brasil, e a second agency da Máquina Cohn & Wolfe. Como gestora tem um
timbre forte para desenvolvimento de equipe e busca por soluções criativas para
os problemas das empresas. Tem um filho e é apaixonada por cinema, dança,
comportamento e artes. Já viajou por mais de 30 países tendo morado entre
Londres e Paris ao longo de três anos.
OAB/Projeto Transempregos
Empresária, Conselheira Seccional da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, pós graduada em Educação Sexual, fundadora e coordenadora do Projeto Transempregos.
CO-CEO da RPMA
Empreendedor do mercado de Comunicação há 25 anos, ajudou a conceber e a lançar quatro empresas (RPMA Comunicação, Hook Digital, Brainstory e Pólvora), trabalhando com mais de 300 clientes de diversos segmentos. É graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, MBA em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é sócio fundador e CO-CEO da RPMA Comunicação, uma das três maiores agências de PR 100% brasileiras do mercado e também Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado na Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação).
Agência Pública
Natália Viana, Fundadora da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo. Jornalista e escritora, Natália foi reconhecida por prêmios como Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020), Comunique-se (2016/2017), Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013), Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos. Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.
GM
Diretor de Comunicação da General Motors América do Sul. Antes de sua carreira corporativa, ele atuou como jornalista de 1990 a 2001. Nelson é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 and 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE". Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa
MSL Andreoli
Paulo Andreoli reúne uma ampla experiência como jornalista, executivo e empresário. Foi por dois anos consecutivos considerado um dos mais influentes profissionais da indústria de PR no mundo pela prestigiada publicação PRWeek. Em 1994, ao deixar a Diretoria para Assuntos Corporativos do Grupo “O Estado de S. Paulo”, fundou a Paulo Andreoli & Associados, agência pioneira em Corporate Affairs no Brasil.
Hoje,
MSLGROUP Andreoli, agência que integra a rede global de Public Relations do
Publicis Groupe. Graduado em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política,
instituição complementar à Universidade de São Paulo, Paulo fez extensão
universitária e especialização em Física Nuclear no Instituto de Física (USP);
em Direito Internacional (com foco em Direito Nuclear), na Faculdade de Direito
(USP); e em Comércio Internacional, pela Konrad Adenauer Fundation, em Bonn, na
Alemanha. Entre 1972 e 1982, trabalhou como repórter de Economia & Negócios
em O Estado de S. Paulo. Em 1979, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, após
flagrar as exportações brasileiras de urânio para o Iraque. É membro do board
do Fernand Braudel Institute of World Economics e foi country chairman da
International Public Relations Association no Brasil.
Coda Payments
Raphael Negrão possui 10 anos de experiência na área de marketing e publicidade online e offline e atualmente é Marketing Manager Brazil da Coda Payments. Já atuou como Head de Marketing na Nimo TV Brasil e como executivo de contas em agências publicitárias como Café Comunicação Integrada e Leo Burnett, onde foi responsável por análises de mercado e pela criação de estratégias de comunicação para grandes clientes.
Negrão também atuou como analista
de planejamento sênior na Sioux Group de 2016 a 2019, cuidando da estratégia de
conteúdo de empresas como Warner, Ubisoft, EA e Capcom.
O executivo é formado em Rádio e
TV pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em publicidade e planejamento de
campanhas e possui um MBA pela USP/Esalq.
Neurobranding Lab
Fundadora e dirigente do Neurobranding Lab, um hub de Inovação e Inteligência Estratégica de Marca que conecta o conhecimento das ciências cognitivas ao branding. Pós-graduada em Neuroestratégia e Neuromarketing no ISG - Business & Economics School (Lisboa), foi Presidente da Neurobusiness Society durante 2017 e 2018. É autora do manual O que é Neurobranding? Entenda como a Conexão entre Cérebro e Marcas pode impulsionar os resultados e valor de uma Marca.
Grupo Energisa
Coordenadora de imprensa do Grupo Energisa, onde ingressou como BP de Comunicação da distribuidora de energia em Rondônia em 2020. Tem mais de vinte anos de atuação em veículos e agências de comunicação corporativa, como repórter, editora e assessora de imprensa e relações públicas. Na cobertura de política e economia, participou do lançamento dos jornais Valor Econômico, em 2000, e Brasil Econômico, em 2010. A frente de contas dos setores público e privado, trabalhou no desenvolvimento e na implementação de estratégias de comunicação e relacionamento com públicos diversos (jornalistas, clientes, colaboradores, fornecedores, governos, parceiros estratégicos). Em todos esses momentos, buscou ultrapassar as fronteiras da reportagem e da comunicação corporativa, considerado a importância de entender o contexto em que são desenvolvidas as atividades e as razões para se buscar (ou não) interação com os públicos de interesse, no dia-a-dia e em situações de crise.
Grupo Ideal
Fundador e CEO do Grupo
Ideal, presidente & CEO H+K Latin America
ESPM
Jornalista (Cásper Líbero-SP) e engenheiro civil (USP-São Carlos), com mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e cursos de extensão em Administração (FGV-SP) e Gestão Avançada (FDC/Insead) e Publishing (Stanford University). Foi pesquisador visitante na Columbia Journalism School (Nova York, EUA, 2016).
É professor de jornalismo na ESPM-SP e membro dos conselhos do Instituto Palavra Aberta, do Columbia Global Center Brazil e do Instituto TornaVoz.
Lançou “Jornalismo em Retração, Poder em Expansão – A segunda morte da opinião pública” (Summus Editorial).
Diretor de jornalismo da Rede CBN de Rádios (2016-2020); diretor de jornalismo do Grupo Estado, liderando o jornalismo de “O Estado de S.Paulo”, Agência Estado e Broadcast (2006-2016); diretor executivo do “Diário de S.Paulo” (2002-2016); diretor de publicações da Editora Globo (2000-2002); repórter e editor na “Folha de S.Paulo” e diretor-fundador da Editora Publifolha (1990-2000). Trabalhou como consultor de empresas na PriceWaterhouseCoopers. Fundador e diretor-presidente da R.Gandour Estratégia e Comunicação Ltda., com projetos nas áreas associativa e terceiro setor.
Grupo Trama Reputale
Pós-graduada em Comunicação Organizacional, Relações Púbicas pela Universidade Cásper Libero, Master em PNL e Design Thinker. Possui especialização em Gestão de Crise Empresarial, Branding e Marketing de Influência atuando em diversos segmentos como indústria química, alimentícia, saúde, tecnologia da informação, terceiro setor e educação. Sócia e Diretora de Influência no Grupo Trama Reputale, é responsável pelo planejamento e criação de estratégias de relações públicas. Há 20 anos desenvolve projetos em gestão de comunicação corporativa para grandes marcas como Grupo Arcor, Wickbold, Singer, Liquigás, Transpetro, entre outras, além do planejamento e gerenciamento de ações de comunicação integrada e desenvolvimento de relacionamento entre as organizações e seus stakeholders.
Executiva de Comunicação
Executiva de Comunicação, Reputação, Mídias Sociais, Sustentabilidade.
MRV&Co
Walter Romano atua como gestor de brand publishing na MRV&CO, onde lidera o time que desenvolve as plataformas editoriais da marca e a gestão estratégica das mídias sociais. Graduado em publicidade e mestre em Administração, há mais de 20 anos contribui para que marcas desenvolvam narrativas relevantes nos meios digitais.